O Boletim Oficial de Castilla y León decretou estado de alerta nível 4 a partir desta sexta-feira (6) devido à transmissão descontrolada do vírus que excede as capacidades do sistema de saúde. Dessa maneira, serão adotadas medidas de saúde preventivas excepcionais para conter o COVID-19 na Comunidade de Castilla y León a partir da 00:00 hora desta sexta-feira (6). A permanência dessas medidas será, a princípio, de 14 dias.
Implica como primeiras medidas, o encerramento de hotéis, grandes centros comerciais e ginásios. A abertura ao público de grandes estabelecimentos comerciais está suspensa, com as seguintes exceções:
Estabelecimentos comerciais de varejo de alimentos, bebidas, produtos e bens essenciais, estabelecimentos de saúde, centros ou clínicas veterinárias, produtos de higiene, livraria, imprensa e papelaria, combustível automotivo, tabacarias, equipamentos tecnológicos e de telecomunicações, ração animal de empresa, cabeleireiros, tinturarias e lavanderias, agências bancárias, bem como departamentos dedicados a todas as atividades acima mencionadas e que se encontram no interior dos referidos estabelecimentos.
Estabelecimentos individuais com menos de 2.500 metros quadrados de área comercial com acesso direto e independente do exterior. Em nenhuma hipótese os clientes são permitidos nas áreas comuns, inclusive nas áreas de descanso, exceto para o mero trânsito entre estabelecimentos comerciais. As áreas recreativas, como playgrounds ou similares, devem ser fechadas. A permanência nos estabelecimentos cuja abertura é permitida deve ser estritamente necessária para que os consumidores possam adquirir os produtos, sendo suspensa a possibilidade de consumir produtos nos próprios estabelecimentos. Em qualquer caso, as multidões serão evitadas e os consumidores e funcionários serão controlados para usar máscara e manter uma distância de segurança a fim de evitar um possível contágio.