A Junta de Castilla y León aprova a passagem para o nível 1 de alerta de saúde, devido à melhoria contínua dos indicadores de saúde. Todas as medidas terão início na segunda-feira, 13, às 23h59.
Assim, no que diz respeito aos estabelecimentos hoteleiros, restaurantes e empresas gastronômicas, a declaração de nível 1 autoriza o consumo em bar e em ambiente fechado, com limitação de capacidade de 75%; nos terraços. Não há limite de lotação para as mesas permitidas e o máximo de vinte e cinco pessoas por mesa ou agrupamento de mesas. Com a fase 2, existe um limite até 1h30 sem poder atender novos clientes a partir da 1h. O consumo antes permitido à mesa, em pé ou no bar, agora fica restrito à mesa.
O número máximo de pessoas por mesa passará, dos atuais dez, para 25 e serão permitidos coquetéis em pé, que, na fase 2, só estavam habilitados para mesa.
Por outro lado, a nova regra para as mesas de estabelecimentos hoteleiros e restaurantes, localizadas ao ar livre, não preveem um limite de lotação.
No nível 1, abrem-se discotecas e salões de festas para os quais é fixada uma capacidade de 50% no interior destes estabelecimentos, em horário normal, e de consumo em pé, no bar ou em mesa, com um máximo de 25 pessoas por mesa.
Fonte: El Español