Depois prorrogar, por três vezes, um aumento que estava previsto para o verão de 2020, adiado devido à pandemia, a partir da última sexta-feira, quem pernoitar na Catalunha vai pagar uma taxa turística mais elevada.
No caso da cidade de Barcelona, é o segundo aumento deste ano, já que, em junho; entrou em vigor a sobretaxa específica para a capital catalã, que é de 0,75 euros por pessoa e por noite, para qualquer tipo de alojamento e cruzeiro.
O governo afirma que os dados dos visitantes estão melhorando e lembra que a arrecadação – calculada em mais 6,3 milhões – será destinada à promoção turística, enquanto o setor critica um aumento que chega num momento ruim: no início da baixa temporada e, após 18 meses de uma pandemia, com perdas de milhões e muitas acomodações ainda fechadas por falta de clientes.
Com as novas taxas do imposto turístico, um visitante, que se hospede em um hotel cinco estrelas em Barcelona, vai pagar 4,25 euros por pessoa e por noite, contra 2,25 antes de junho passado, que é quase o dobro.
Os clientes de hotéis de quatro estrelas, em Barcelona,também, veem a tarifa mais do que duplicar, em relação a quatro meses atrás, já que passa de 1,1 euros por pessoa por noite para 2,45. E assim, todos os tipos de alojamento têm a taxa aumentada, em maior ou menor medida, em comparação com alguns meses atrás.
Fonte: El Economista