A CCSE é uma prova obrigatória para a aquisição da cidadania espanhola, elaborada, desenvolvida e corrigida pelo Instituto Cervantes. A prova avalia os conhecimentos dos candidatos, através de diferentes aéreas, como a Constituição Espanhola e a realidade social e cultural da Espanha. O Instituto Cervantes adotou alguns parâmetros para a elaboração da CCSE, veja:
-
As diretrizes estabelecidas no “Marco Comum de Referência para as Línguas” (MCRE) e o “Manual para relacionar avaliações com o MCRE”, ambos documentos elaborados pelo Conselho da Europa.
-
A Constituição Espanhola e outras fontes da Administração pública da Espanha.
-
Dos inventários do Instituto Cervantes (“Referentes culturais, saberes e comportamentos socioculturais”)
Nos nossos stories, todos os dias, há questões do CCSE para você ir praticando.
A prova dura 45 minutos, consta de 5 tarefas com 25 perguntas de seleção múltipla ou de verdadeiro ou falso, são quatro folhas de provas.
Para passar no CCSE, é necessário acertar 60%, ou seja, é preciso aprovar, no mínimo, 15 questões.
Os temas são divididos em:
-
Governo, legislação e participação cidadã na Espanha (60% das perguntas).
-
Cultura, história e sociedade espanhola (40% das perguntas).
A próxima prova será no dia 24 de setembro, com inscrição até o dia 3 de setembro. Há mais datas disponíveis, acesse para ver mais datas no site: www.examenes.cervantes.es
Por causa da pandemia, o Instituto Cervantes abriu mais datas para a realização das provas, que são todas as segundas e quintas de cada mês.
A prova custa 85 euros, inclui o acesso a todos os materiais de preparação, incluído o manual de preparação para a prova CCSE.
A Espanha Fácil pode fazer este e todos os trâmites para a nacionalidade espanhola por um valor bastante acessível e justo. Entre em contato!