De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, mais de 68 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19 foram entregues na Espanha, quase cinco milhões delas nesta semana. Isso inclui mais de 200.000 fornecidos às Forças Armadas e cerca de 7.000 para a Saúde Estrangeira. Também cerca de 30.000 doses para Andorra e quase 500.000 que estão com entrega pendente.
A Espanha atingiu 70% de sua população com pelo menos uma dose em 9 de agosto e, desde então, todos os territórios, exceto as Ilhas Baleares, Ceuta e Melilla, alcançaram esse marco. Em relação à diretriz completa, as Astúrias foram a primeira comunidade a vacinar 70% da população total em 12 de agosto, enquanto essa porcentagem foi atingida um dia depois para a população com mais de 12 anos em toda a Espanha. Outras três comunidades já alcançaram esse marco, porém a taxa de vacinação varia em certa medida entre os territórios, que incluem em suas campanhas os diferentes grupos, definidos e atualizados na estratégia nacional de vacinação.
O objetivo reiterado pelo Governo é ter 70% da população espanhola imunizada até ao final do verão. A previsão do governo é de que até o final de agosto o país tenha 33 milhões de pessoas vacinadas. Na semana de 16 a 22 de agosto a Espanha administrou pouco mais de 2,1 milhões de doses – incluindo as doses únicas de Janssen.
O Governo informou ainda que a Espanha comprou mais de 93,5 milhões de doses para os três primeiros trimestres deste ano, quase metade delas da Pfizer (43,9 milhões). No segundo trimestre chegarão ao país 25,9 milhões de doses da Pfizer, 7 milhões da AstraZeneca, 5,5 milhões da Janssen e 3,5 milhões da Moderna. Isso imunizaria, nas palavras do executivo, cerca de 24 milhões de pessoas, embora as previsões de entrega não tenham sido cumpridas, no caso da Janssen por problemas em sua fábrica nos Estados Unidos.
Fonte: RTVE