É sabido que, como cidadão estrangeiro na Espanha, são necessários muitos procedimentos para se ter tudo em ordem. E não são apenas os procedimentos para obter uma residência, mas também para renovar licenças e continuar na Espanha de forma totalmente legal.
A maioria das licenças ou autorizações para morar na Espanha exigem isso. Nesse sentido, tanto a Lei de Imigração como os Regulamentos exigem que a residência seja continuada na Espanha e que não se exceda um determinado tempo fora do país. Ausências prolongadas podem causar a perda da autorização e, portanto, a residência legal no país.
Por esse motivo e para verificar o cumprimento do requisito de residência contínua, nos últimos anos, o Ministério da Justiça exigiu, em determinadas ocasiões, o certificado de movimentos migratórios.
Os Gabinetes de Imigração controlam e verificam o cumprimento dos requisitos para a renovação das autorizações, entre os quais a constatação de que houve ausências importantes do território espanhol. Com esse certificado de movimentos migratórios, é possível comprovar todas as viagens feitas e, assim, o tempo permanecido fora do território espanhol.
Além disso, o certificado também pode ser útil no que diz respeito à nacionalidade espanhola. Para obter a nacionalidade por residência, é necessário comprovar uma estada prévia na Espanha. Esse tempo anterior deve ser uma residência legal e contínua.
O certificado de movimentos migratórios deve ser administrado pelo Consulado de seu país na Espanha. Esse órgão emitirá o referido certificado onde serão registradas todas as entradas e saídas que você fez em seu país. Nem todos os Consulados emitem esse tipo de certificado. Caso seu consulado não emita, ele poderá emitir a você um documento explicando que esse tipo de certificado não é emitido por aquele órgão.