O documento comprova há quanto tempo você reside em território espanhol.
Se você nunca precisou do documento, provavelmente deve estar se perguntando o que é um Certificado de Residente. No entanto, a resposta é simples: trata-se de um comprovante para certificar a situação de um estrageiro como residente ou não no território espanhol. Em algumas ocasiões, nas quais podem estar envolvidos interesses econômicos, profissionais ou sociais, o Certificado é exigido, como para a aquisição da nacionalidade espanhola. Por isso, é importante que você saiba como obtê-lo!
Requisitos para a sua solicitação
- Não estar em situação irregular na Espanha;
- Que seja solicitado por interesses econômicos, profissionais ou sociais do estrangeiro;
- Que sejam comunicados os motivos pelos quais o certificado é solicitado.
Documentação necessária
Os documentos necessários para solicitar o Certificado de Residente são:
- Formulário de solicitação em modelo oficial (EX-15) em duplicata, devidamente preenchido e assinado pelo estrangeiro;
- Cópia completa do passaporte, título de viagem ou cartão de registo, ou documento de identidade se o requerente for cidadão da União;
- Comunicação dos motivos econômicos, profissionais ou sociais que justificam o pedido;
- A taxa devidamente paga. Se o Certificado de Residência for solicitado no escritório de imigração, você deve fornecer a taxa 790, código 052, e se você processá-lo na delegacia, deverá fornecer a taxa 790, código 012.
Onde solicitar
A solicitação do Certificado de Residente ou não residente pode ser feita em duas instituições:
- Da Espanha: diretamente na Direção Geral de Polícia e Guarda Civil, ou através do Escritório de Imigração ou Delegacia de Polícia da província onde você tem seu endereço registrado.
- De fora da Espanha: na missão diplomática espanhola ou escritório consular correspondente à sua área de residência e endereçado à Delegacia Geral de Imigração e Fronteiras.
O prazo para resolução é de cinco dias a contar da entrada do pedido no registo do órgão competente. Lembrando que, através do Certificado, é possível ver a partir de que momento o estrangeiro passou a ser considerado residente legal na Espanha, mostrando corretamente o período de residência antes da solicitação da nacionalidade espanhola.
Ficou com alguma dúvida? Fale conosco! Estamos disponíveis para te ajudar em todos os trâmites. 😉
8 respostas
Boa tarde. Tenho a morada espanhola no meu cartão de cidadão português. Essa e a morada que tenho por trabalhar em empresa espanhola, não tenho nenhuma fatura em meu nome. E possível obter certificado? Se sim como tenho de fazer? Cumprimentos
Olá Ricardo, boa tarde!
Agradecemos o teu contato.
Vou enviar as informações por e-mail.
A Equipe Espanha Fácil agradece seu contato.
Atenciosamente,
Gostaria de ajuda, moro em Portugal , mas recebi uma proposta de trabalho em Espanha…. É gostaria de fazer os meus descontos em Espanha e provavelmente morar. Como legalizar?
Olá, bom dia! Iremos te responder por e-mail. Obrigado!
Bom dia.
Estive em Espanha a trabalhar desde Setembro de 2018 a Maio de 2022. Alterei também a minha residência para Espanha.
Como voltei a Portugal, a Autoridade Tributária Portuguesa pediu-me um certificado de residência fiscal que comprove os anos que estive em Espanha como residente fiscal.
Já fui a Espanha a uma “oficina” da Agencia Tributaria pedir e foi-me dito que esse tipo de certificado não existe mas ainda ontem estive novamente na AT em Portugal e dizem que sim e que é obrigatório devido à convenção entre Portugal e Espanha (artigo 4).
Eu vez que vivo a 80km de Lisboa, será que consigo pedir este documento na embaixada?
Fico grato pela ajuda que possam dar-me.
Obrigado.
Olá Luis, boa tarde! Nosso time entrará em contato contigo para sabermos mais sobre seu caso, assim poderemos te ajudar com maior precisão. Obrigado!
Oi bom dia! To tentando trocar minha cnh wspanhola pela brasileira mas me peden certificado de residencia de minimo 6 meses morei na espanha durante 20 anos e o detran não aceita nada co.o posso conseguir o atestado de residencia
Para conseguir o atestado de residência após tanto tempo na Espanha, uma boa ideia é verificar se você tem algum documento que comprove sua residência lá durante esse período. Isso pode ser contratos de aluguel, contas de utilidade (água, luz, etc.) em seu nome, ou até declarações do empregador.
Se esses documentos não são suficientes para o DETRAN, talvez valha a pena entrar em contato com o consulado ou embaixada da Espanha no Brasil. Eles podem orientar sobre como obter um certificado de residência oficial que satisfaça essa exigência.