Recentemente com a divulgação de uma suposta lista de sobrenomes que teriam direito a cidadania espanhola, os motores de busca notaram um salto nas pesquisas sobre quem tem direito e como obtê-la. São inúmeros os benefícios de possuir um passaporte da união europeia, e os brasileiros já estão de olho nas oportunidades que que poderiam vir a ter no exterior.
Mas saiba que apesar do furor para obter a tão sonhada cidadania espanhola, o procedimento e os requisitos não são assim tão simples. A cidadania espanhola poder ser adquirida por ou por residência legal e continuada em território espanhol.
A mais almejada de todas é cidadania por descendência. Muitos brasileiros possuem pais ou avós de nacionalidade espanhola, e a mesma pode ser transmitida para os filhos. Filhos de pais espanhóis podem solicitar a cidadania, mas no caso de netos, ela pode ser requerida apenas até os dezoito anos de idade, e após completar a maioridade o indivíduo deve mostrar interesse em mantê-la. Caso o indivíduo seja maior de dezoito anos, só poderá solicitar a cidadania tendo vivido legalmente por mais de 1 ano no país. Espanha Fácil está especializada na realização de todos esses tramites, seja de nacionalidade espanhola por descendência, por residência, bem como, o cartão de residência na Espanha para neto de espanhol maior de idade o qual o pai ou mãe possui a nacionalidade espanhola.
É possível obtê-la também por residência, que é o caso de brasileiros que residem na Espanha por mais de dois anos de forma legal e continuada em território espanhol. Esse prazo é reduzido para 1 ano quando o estrangeiro for casado com cidadão espanhol ou quando for filho ou neto de espanhol ou quando o mesmo está residindo na Espanha para recuperar a nacionalidade espanhola. Lembrando que permissão de residência de estudante não contabiliza nesse tempo, haja vista, não ser considerada residência e sim estância.
Caso você se enquadre em alguma das casuísticas comentadas nesse artigo contate-nos.
Espanha Fácil: O porto seguro dos brasileiros na Espanha.