Segundo a análise de compras de imóveis do “pisos.com”, por comunidades autônomas, os preços mais competitivos encontram-se na Extremadura, Castilla-La Mancha, Aragão, Murcia e Canárias. No ranking de rentabilidade, as comunidades menos benéficas são as Ilhas Baleares, o País Basco, Castela e Leão e Madri.
Comprar uma casa, para torná-la rentável por meio do aluguel, é uma opção procurada por diversos investidores, tanto pequenos quanto grandes. No entanto, ao realizar esse investimento, a “Alfa Inmobiliaria” oferece alguns métodos para reconhecer se o preço de uma casa é adequado, para comprar como investimento ou adquirir para alugar.
Para isso, é necessário analisar a lucratividade bruta. “A forma mais comum de fazer essa análise é multiplicar o valor do aluguel de uma casa por 12 meses. Em seguida, deduzir as despesas que um imóvel acarreta: despesas da comunidade, suprimentos, reparos, seguro residencial e proteção aos proprietários, IBIs, bem como os meses em que a casa fica vazia, avaliando, assim, a rentabilidade bruta”, aponta a plataforma.
Outro método destacado pelos especialistas da “Alfa Inmobiliaria” é a avaliação do PER. Esse método relaciona o número de vezes que o preço da casa contém e o preço que o aluguel irá contribuir. Por exemplo, se uma casa tem um valor de 250.000 euros e a sua renda é de 6.800 euros por ano, significa que vai demorar quase 37 anos para recuperar o investimento realizado.
Fonte: El Economista