A Alianza País Pobreza Infantil Cero (Aliança País Pobreza Infantil Zero, em tradução livre) nasceu em 2021 com dois objetivos: o de garantir uma educação inclusiva e de qualidade e gerar ambientes saudáveis, positivos e seguros para os mais novos. Até hoje a iniciativa já conta com mais de 160 aliados entre administrações públicas, empresas, fundações e terceiro setor, e visa mudar o rumo da pobreza infantil na Espanha, país onde uma em cada quatro crianças e adolescentes está em risco de pobreza .
Quem acabou de se somar aos aliados nessa jornada foi a gigante Coca-Cola. O acordo foi assinado recentemente, agora em Julho, em uma reunião no Palácio de la Moncloa, em Madrid. Os objetivos da Aliança estão alinhados com os compromissos que a Coca-Cola assumiu com os jovens e nos quais trabalha há anos, segundo a empresa. Outro objetivo que a Coca-Cola compartilha com a Alliance é criar ambientes seguros para os mais jovens. Para este fim, a Coca-Cola assumiu o compromisso de apoiar os objetivos da UE de criar um sistema alimentar saudável e sustentável.
Para atingir esse objetivo, a Coca-Cola trabalha para continuar reduzindo a quantidade de açúcar por litro em todo o seu portfólio: na Espanha, já alcançou uma queda de 25% entre 2017 e 2021. Como resultado desse compromisso, a Coca-Cola já conseguiu que 6 em cada 10 bebidas vendidas em nosso país -63,3%- já são sem calorias ou de baixa caloria, o que torna essas opções as mais consumidas na Espanha.