Saiba como continuar residindo na Espanha mesmo após o término dos estudos!
Como já falamos bastante aqui, a Espanha é um país muito procurado por estudantes de todos os lugares, pois possui um excelente sistema de ensino e abriga algumas das universidades reconhecidas como as melhores do mundo. Para quem é estrangeiro e deseja fazer intercâmbio no território espanhol, é necessário obter a autorização de residência por estudo. No entanto, após o término do curso, muitos desejam permanecer no país, sendo necessário obter um novo tipo de autorização de residência. Agora, iremos falar sobre quais são as possibilidades nesse caso.
Mudança para autorização de residência por trabalho (Cuenta Ajena)
Essa é, com certeza, a alteração mais procurada! Nesse caso, a autorização passaria de estudos para trabalho, tendo como principais exigências:
- Estar na Espanha há pelo menos três anos com uma autorização de permanência para estudos.
- Não ter recebido bolsa ou subsídio de organizações públicas ou privadas de programas de cooperação e desenvolvimento espanhol ou do país de origem.
- Ter concluído os estudos.
- Ter uma oferta de trabalho.
Nessa modalidade, será processada uma autorização inicial, válida por um ano e, após esse período, é necessário renovar a autorização.
Mudança para autorização de residência por trabalho autônomo (Cuenta Propria)
Esse tipo de residência é voltado para quem deseja empreender e iniciar seus negócios na Espanha. No entanto, é preciso apresentar um plano de negócios, além de comprovar meios de investimento e/ou econômicos. Tal como a autorização por Cuenta Ajena, também é necessário estar na Espanha há pelo menos três anos como titular de uma autorização de permanência para estudos, não ter sido subsidiado e ter concluído os estudos. Também será disponibilizada uma autorização inicial de um ano, que terá de ser renovada quando estiver prestes a expirar.
Autorização de residência para procura de emprego
Felizmente, para os que não conseguiram um emprego ou não têm perspectiva de empreender no território espanhol, existe a possibilidade de uma autorização de residência para procura de emprego. Além disso, ao contrário do que acontece com as outras duas formas que mencionamos anteriormente, não requer tempo prévio como estudante na Espanha para poder solicitá-la. As exigências para obtê-la são:
- Comprovar meios financeiros para residir no país.
- Ter seguro de saúde.
- Ter terminado os estudos.
Um ponto importante sobre esse tipo de autorização é que ela é destinada aos alunos que atingiram pelo menos o Nível 6, de acordo com o Quadro Europeu de Qualificações. Ou seja, é necessário ter concluído um bacharelado, mestrado ou doutorado na Espanha. Além disso, a autorização é exclusivamente para ter a oportunidade de procurar trabalho. Dessa forma, caso você encontre um emprego, é preciso realizar a mudança para o tipo correto de residência, de acordo com as características do trabalho.
Autorização de Residência para Estágios
Essa é uma modalidade menos conhecida, mas também é uma opção viável tanto para estudantes que estão em território espanhol quanto para quem está fora da Espanha. Isso porque a autorização de residência para estágio pode ser solicitada por todos aqueles que tenham obtido o grau de ensino superior nos dois anos anteriores à data da candidatura, ou que estejam a realizar estudos conducentes à obtenção do grau de ensino superior. Os estudos podem ser realizados tanto na Espanha como no exterior. As exigências para obter a autorização são:
- Ter obtido um diploma de ensino superior nos últimos dois anos.
- Ter um contrato de estágio.
- A Situação Nacional do Emprego não é tida em conta .
Ficou com alguma dúvida? Fale conosco! Estamos disponíveis para te ajudar em todos os trâmites para que você obtenha a sua residência na Espanha. 😉