O acesso ao ensino superior no Brasil tem sido cada vez mais amplo e diversificado. No mesmo ritmo, o acesso à informação e oportunidades oferecidas pelas universidades tem aumentado cada vez mais, com o objetivo de formar profissionais cada vez mais bem qualificados no país. A combinação das informações faz com que estudantes de todo o pais comecem a se interessar por estudos não só no Brasil, mas a olhar para o exterior como forma de complementar sua formação acadêmica.
Para quem pretende levar seus estudos adiante na Espanha, algumas questões devem ser levadas em consideração.
Como ter acesso às universidades espanholas?
Já de início, com uma rápida pesquisa é possível encontrar uma vasta lista de universidades públicas e particulares na Espanha (a diferença entre elas e uma lista completa você pode consultar aqui. ). O ingresso em uma universidade espanhola pode ser feito através de bolsas de estudo ou contato direto.
Muitas vezes confundido com o processo de Homologação de cursos, a convalidação é o processo a ser seguido nos casos de estudantes procurando dar continuidade a seus estudos na Espanha. Neste processo, é feita uma análise curricular do aluno de todo o período cursado no Brasil para dar acesso ao estudante a uma universidade espanhola. Este processo cabe não só a estudantes do ensino superior, e abrange também outros níveis de educação, até em cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Este reconhecimento oficial é obrigatório, e feito somente com fins acadêmicos, para validar o período cursado pelo estudante no Brasil e dar permitir a continuidade dos estudos em universidades espanholas. Importante lembrar que nestes casos, como o ensino ainda não foi concluído, entre a lista de documentos necessários para dar início ao processo inclui-se o histórico escolar atualizado até a última modalidade concluída.