Sim. É cada vez mais comum realizar procedimentos via internet, pois poupa tempo e dinheiro. O seguro desemprego é um dos serviços que já estão disponíveis para serem solicitados eletronicamente.
Entre os serviços disponíveis prestados pelo Ministério do Trabalho e Economia Social que permite a aplicação eletrônica, estão:
- Pedido de benefício contributivo;
- Pedido de subsídio de desemprego. Você também pode estender seu subsídio online;
- Aplicação de renda de inserção;
- Pedido de pagamento acumulado e antecipado para estrangeiros não comunitários;
- Pedido de pagamento único do seguro de desemprego;
- Pedido de ajuda complementar RAI para vítimas de violência de gênero ou doméstica;
- Candidatura ao Rendimento Agrícola para trabalhadores agrícolas temporários na Andaluzia e na Extremadura;
- Pedido de Subsídio Agrícola para Trabalhadores Casuais da SEASS.
Como funciona o pedido do Seguro Desemprego?
Para solicitar é necessário possuir um certificado digital ou um nome de login e senha obtidos através do sistema cl@ve , certificado digital ou DNIE.
Através de um formulário simples, orientado passo a passo, você poderá incorporar todas as informações necessárias para a solicitação online do benefício e deverá anexar eletronicamente toda a documentação necessária para essa solicitação. Portanto, você deve ter toda a documentação digitalizada corretamente para anexá-la à sua inscrição.
Além disso, você pode optar por correio postal, e-mail ou SMS como meio de ser informado de que sua resolução já está disponível no site do SEPE.
Abaixo segue um breve esquema de navegação para solicitação do pedido. A título de exemplo, apresenta-se o subsídio de desemprego contributivo:
- A primeira tela do serviço de solicitação de benefício após a autenticação do cidadão. Permite que você escolha o tipo de benefício que deseja solicitar. É permitido que o benefício solicitado corresponda a situações trabalhistas do regime especial do mar.
Após ter escolhido o tipo de benefício que pretende solicitar, deverá continuar preenchendo o formulário que inclui informação referente aos seus dados pessoais, morada habitual e de notificação, filhos que vivam ou estejam ao seu cuidado, além de outras informações que você deve confirmar para continuar processando sua inscrição.
Em seguida, a inscrição é assinada, o que dependerá da forma como você se identificou.
Se você se identificou com Nome de usuário e senha: Você deve digitar a senha de acesso, o código recebido no celular e selecionar o botão “Continuar”.
Se, por outro lado, você foi identificado e iniciou o processo com seu Certificado Eletrônico e DNI, quando chegar a hora, o sistema solicitará que você insira o código que foi enviado para o seu celular.
Por fim, é apresentada uma tela onde existe a possibilidade de visualizar informações sobre o procedimento utilizando os seguintes botões:
- O pedido: Modelo do pedido com os dados preenchidos pelo cidadão.
- O recibo: Recibo do procedimento realizado pela Internet.
- Ver + info: Mostrará uma nota informativa com informações sobre as obrigações a serem cumpridas como beneficiário de benefícios.
Recibo de apresentação do pedido do seguro desemprego por via eletrônica
Após ter concluído o processo de solicitação do seu seguro, o sistema fornecerá um recibo para enviar sua solicitação. Este documento é aquele arquivo que comprova ou justifica que seu pedido foi enviado corretamente.
É importante que você guarde este recibo de apresentação caso precise dele a qualquer momento.