Após o fim das restrições acertadas pelo Ministério da Saúde para reduzir a mobilidade durante o feriado da Páscoa no início do mês, algumas comunidades autônomas seguiram com medidas restritivas duras para conter o avanço do coronavírus, como manter, mesmo após a Semana Santa, o fechamento de perímetro da região por mais tempo.
Segue as restrições de cada comunidade autônoma da Espanha:
ARAGÓN: Mantém o confinamento perimetral após a finalização do decreto das medidas da Semana Santa, o município de Tarazona também tem o perímetro fechado. O toque de recolher será entre às 23h00 e 6h00 e, quatro pessoas podem se reunir em espaços fechados e seis em espaços abertos. Foram registrados um total de 116 novos contágios e 2 falecidos em Zaragoza.
Porém, na próxima sexta-feira (23) se celebra o Dia de Aragón, por isso, chega a Zaragoza alternativas festivas como a Feira do Livro e a abertura de diferentes espaços culturais e históricos obedecendo as medidas restritivas.
CASTILLA Y LEÓN: Um total de 21 municípios com Burgos, Palencia, Segovia, Soria e Valladolid, continuam com o interior dos bares fechados, restaurantes e salas de jogos. Foi mantido o fechamento do perímetro e o toque de recolher na comunidade continuará a vigorar às 22h00, até às 6h00. Junto da Catalunha, essa é uma das comunidades autônomas que mais preocupam, já que possuem mais de 25% das UTIs ocupadas.
ASTURIAS: Algumas medidas foram relaxadas desde o sábado (10), hotéis e pontos turísticos foram abertos, porém o fechamento do perímetro do Principado vigorará até 9 de maio, coincidindo com o fim do estado de alarme. O toque de recolher começa às 23h. Podem se reunir, no máximo, um total de quatro pessoas em espaços fechados e seis em espaços abertos.
O Observatório da Saúde alerta que uma em cada seis infecções no Principado provém do município de Llanes, onde a incidência acumulada em 14 dias chega a 534 casos por 100 mil habitantes.