Morar em outro país pode ser nada fácil no início. Se para um adulto pode ser complicado lidar com toda a diferença cultural, diferença da rotina, idioma e costumes, imagine só para uma criança ou adolescente. Deixar os amigos para trás e seguir os pais em uma nova jornada em uma terra desconhecida pode ser muita pressão, e muitas vezes a criança entrará barreiras para se adaptar ao novo meio.
Apesar da facilidade das crianças e de adolescentes para aprenderem um novo idioma devido ao aparelho fonológico e o cérebro em desenvolvimento, não significa que não encontrarão obstáculos durante esse processo. Adaptar a criança ao espanhol pode parecer simples devido à proximidade ao nosso idioma, mas deve-se atentar que a criança sofrerá no início com a dificuldade de se expressar e ser entendido.
Os pais devem se esforçar junto a criança e o adolescente para que ele entenda que está em um ambiente confortável e que está tudo bem ter dificuldade, mas que estarão lá com ele quando o tiver. O mesmo deve ser estimulado dentro da própria residência, em um esforço de introduzi-lo a cultura local para facilitar o aprendizado pela familiarização.
A cultura espanhola é bastante diversificada, e devido ao fato do país possuir 17 comunidades autônomas com língua e costumes diferentes, a criança também poderá lidar com pessoas de outros países no seu dia-a-dia. Conversar com a criança sobre isso e mostra-lo na prática os elementos que diferem da nossa cultura, mas que por ser novo não é nada ruim. A imersão na cultura local é importante tanto para adultos ou crianças no processo de adaptação pois influi direto no processo de construção da identificação.
Introduzir novos alimentos e horários para alimentação tem de ser encorajado desde cedo. Começar a mudança de rotina aos poucos antes de mudar de país pode ser uma boa opção, pois a adaptação se dará aos poucos e no ritmo da criança.