O sistema de saúde espanhol évasto e atende a totalidade da população. Esse sistema é estruturado em dois níveis, de forma a facilitar o acesso de todos e, também, desafogar o sistema hospitalar com atendimentos e procedimentos mais simples que podem ser realizados em centros de saúde próximos de sua casa.
O primeiro nível, onde acontece o atendimento primário, e realizado em centros de saúde próximos de seu endereço, e existe um desses centros para cada distrito das cidades. O primeiro passo e ir até esse centro de saúde e fazer seu registro. Após o registro você receberá um cartão (tarjeta sanitária), com seu nome, número de inscrição e o nome do médico que irá te atender (médico da família). Esse atendimento pode ser feito em domicilio caso o paciente tenha dificuldade de locomoção ou esteja em uma condição que o impeça de sair de casa.
As consultas podem ser agendadas pessoalmente, indo ao centro de saúde ou, também, pela internet. Casos de urgência, claro, serão prontamente atendidos, bastando ir até o centro sem previa comunicação. Os atendimentos urgentes também poderão ser realizados indo diretamente a um hospital.
O segundo nível é relativo aos atendimentos especializados, realizados em hospitais. Na Espanha, 90 por cento da população tem acesso a um hospital que conta com todas as especialidades localizado, em média, a menos de quinze minutos de carro de sua residência.
Na Espanha os medicamentos são adquiridos em farmácias, após o médico prescrever a receita. Atualmente a receita é virtual, fica registrada em seu cartão e o farmacêutico tem acesso a ela, assim como o médico do seu centro de saúde. Não existe mais receita em papel, assim com estamos acostumados no Brasil.
Parte do valor dos medicamentos, desde que receitados pelo seu médico de família, são custeadas pelo governo espanhol. Isso significa que você irá pagar apenas parte do valor total dos remédios que precisar tomar. Caso não procure seu médico de família e vá diretamente ao hospital e tenha uma receita dada, esses medicamentos não terão parte de seu valor subsidiado, ou seja, você irá pagar pelo valor total dos mesmos.
No caso de alguma emergência, o número que deve chamar e 112, a ligação é gratuita e o atendimento será feito em espanhol.
Caso você seja de algum outro país membro da União Europeia, você terá direito a utilizar o sistema de saúde espanhol desde que apresente seu Cartão Europeu de Assistência Médica. Com esse cartão o atendimento recebido por você será exatamente o mesmo prestado aos cidadãos espanhóis. Esse cartão garante o atendimento no sistema público de saúde, apenas. Hospitais e médicos particulares não aceitam esse cartão e cobrarão o valor total dos serviços, atendimentos e procedimentos realizados.
Ministerio de Sanindad, ServiciosSociales e Igualdad – Essa é a página oficial do Ministério da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade. Aqui você encontrará todas as informações sobre o Sistema Nacional de Saúde. Neste link você também poderá se informar sobre todos os “Centros y Servicios del Sistema Nacional de Salud”