Trabalhadores estrangeiros exercendo suas profissões legalmente na Espanha possuem basicamente os mesmos direitos e deveres dos trabalhadores espanhóis. Esteja sempre atento aos tipos de contratos a serem firmados e tome conhecimento de todos os procedimentos necessários tanto para iniciar a ocupar um cargo quanto para sair, junto à empresa de destino. Neste guia oficial da Comissão Europeia também é possível acessar diversas informações necessárias para trabalhadores estrangeiros.
As regras para obtenção do seguro-desemprego na Espanha se diferem bastante das do Brasil. O benefício é concedido através do Servicio Público de Empleo Estatal (SEPE) e ocorre quando o trabalhador perde o emprego involuntariamente.O auxilio em situações de desemprego é fornecido nas seguintes condições:
– O trabalhador deve se encontrar em situação legal de desemprego, e estar disponível para aceitar uma recolocação adequada no mercado de trabalho, através da assinatura de um termo de compromisso de atividade.
– Ter trabalhado e contribuído a seguridade social por pelo menos 360 dias nos últimos seis anos anteriores ao desemprego
– Estar dentro da faixa etária permitida (entre 16 e 65 anos) na data da solicitação
– Não estar realizando atividade por conta própria ou trabalho extra no momento da solicitação, exceto casos em que o trabalho é fornecido por programas de fomento de emprego.
A duração das prestações é calculada de acordo com o nível de contribuição e tempo trabalhado, vide tabela abaixo.
Esta contribuição, por sua vez, depende do tempo de trabalho, e pode ser consultada com mais detalhes neste guia do SEPE. Você pode fazer um cálculo inicial da quantidade e valor das prestações nesta calculadora oficial.
A documentação deve ser preparada com atenção, e solicitada eletronicamente, através do site do SEPE, presencialmente em qualquer oficina de registro público, ou através de correio administrativo. Nesta cartilha é possível acessar com detalhes toda a documentação necessária para realizar o tramite, nas mais diversas situações.
4 respostas
Olá, bom dia!
Eu trabalho no Brasil em uma agencia de comunicação e sou PJ, eu tenho o direito de receber esse auxilio na Espanha?
Olá Fernanda, boa tarde!
Agradecemos seu contato.
Para você ter direito a qualquer ajuda do governo espanhol tem que estar contribuindo para o INSS espanhol e ver se você se encaixa nas exigências.
Atenciosamente,
Um estrangeiro que ganha a cidadania na Espanha com 65 anos sem ter contribuido na Espanha consegue uma pequena contribuição ou aposentadoria de ajuda?
Olá Maria, bom dia!
Agradecemos o teu contato.
Vou te enviar as informações por e-mail.
A Equipe Espanha Fácil agradece seu contato.
Atenciosamente,