Ao planejar a viagem até a Espanha só pensamos em todos os benefícios e maravilhas de se morar no velho continente, e não nos preocupamos com possíveis inconvenientes que possamos a ter no futuro com a saúde. Apesar de garantir o sistema de saúde público, nem todos possuem acesso ao mesmo e alguns serviços não são cobertos integralmente pela rede de saúde.
Todos os trabalhadores ou qualquer um que esteja castrado na previdência social e que possuem a Tarjeta de Saúde podem utilizar do sistema público, estudantes e turistas não se encaixam no requisito, desde que para entrar no país é obrigatória a contratação de um seguro saúde. É claro que em casos de urgência o atendimento desses estrangeiros não será negado já que é obrigação do estado prestar o atendimento básico.
No entanto, se você precisar por algum motivo de ajuda odontológica, saiba que o serviço não possui cobertura universal por ser um serviço caro, no entanto alguns oferecem serviços voluntários gratuitos de tratamento para aqueles que não possuem meios financeiros para arcar com as despesas de um tratamento odontológico.
O sistema público de saúde oferece assistência odontológica, mas a forma de funcionamento varia bastante de comunidade para comunidade, e não arca completamente com os custos. Menores de idade entre quatorze e seis anos tem apenas procedimentos como limpezas e tratamentos de caries oferecidos gratuitamente.
Algumas organizações e clinicas de faculdades oferecem serviços com custo relativamente mais baixo e muitas vezes até mesmo gratuito, basta que o paciente comprove sua situação financeira. Esses serviços geralmente possuem grande fila de espera e a demora para um simples tratamento é inevitável.
Apesar da grande demanda de pacientes, procurar por iniciativas solidarias que ofertam os serviços a baixo custo ainda compensa mais do que arcar com planos de saúde particular que incluam dentistas.