Para muitas famílias mudando de país, levar os animais de estimação pode parecer uma dor de cabeça a princípio, em meio a todos os preparativos de mudança. No entanto, se preparando com a devida antecedência, o transporte dos bichinhos pode ser ágil e muito menos traumático do que se imagina! Acompanhe no artigo de hoje os passos para levar seu companheiro animal para uma mudança para a Espanha.
A Espanha exige que os animais sejam vacinados contra a raiva, e que as doses estejam em dia no momento da entrada do animal. O exame de sangue que comprova tal estado é a sorologia. Este é um documento válido permanentemente, e pode ser utilizada em diversas viagens para o exterior, incluindo outros países da união europeia. O período entre a vacina e a retirada da amostra de sangue para a sorologia é de no mínimo 40 dias, por isso é interessante solicitar com bastante antecedência. Veja neste link a lista de laboratórios no Brasil e no mundo que possuem o certificado adequado para receber as amostras de sangue do animal emitir o documento adequado para a viagem.
Outro documento necessário é o CZI (Certificado Zoosanitário Internacional para importações de animais), que pode ser solicitado no Vigiagro – VigilânciaAgropecuária Internacional, no aeroporto da sua cidade. Para obter o CZI é necessário apresentar: atestado de saúde assinado pelo veterinário, atestado de sorologia, microchip e a passagem aérea do animal.
Gatos ou cachorros precisam ser microchipados, um procedimento indolor que garante a sua segurança caso o animal se perca. O procedimento gera um certificado, assinado e carimbado pelo veterinário, que também é um documento importante para o transporte do animal.
Para o transporte por avião, é recomendável pesquisar no site de cada companhia as informações sobre cada tipo de transporte, e reservar a passagem do animal com antecedência. Para o transporte, é necessário adquirir uma caixa adequada ao porte no animal e no tamanho que se encaixe nos padrões da companhia aérea.
O animal somente poderá viajar na cabine caso tenha menos de 8kg, também dentro da caixa apropriada. Para muitos animais pode ser bastante estressante a experiência de viajar por um longo tempo desacompanhados, por isso diversas companhias disponibilizam um veterinário para aplicar a sedação antes da viagem.
2 respostas
Olá, tem alguma restrição de raça?
Olá Suzana,
Envie um e-mail para o consulado espanhol sobre suas dúvidas em relação ao transporte do seu animal de estimação para Espanha. Dessa forma, você terá as informações específicas para o seu caso.
Obrigada pelo contato : )