Para quem tem animais de estimação, sabe como é terrível viajar e ter de ficar longe do amiguinho de longa data. Pensando nisso, cada vez mais os viajantes têm optado por levar os seus bichinhos de estimação junto nas viagens curtas ou mais longas para outros países. Se você está cansado de ter de se separar do seu pet, ou até mesmo se você pretende se mudar para a Espanha e não quer deixar seu animal de estimação para trás, saiba que é sim possível levá-lo no avião.
Diferente do que muita gente imagina viajar com animais tem se tornado cada vez mais comum. O seu animalzinho precisa ser microchipado, ou tatuado, e se ele ainda não é, basta levar no veterinário e o processo é realizado no consultório. O chip possui os dados do animal que pode ser consultado online caso se precise contatar o dano, ou em caso do animal se perder.
O procedimento não traz efeitos colaterais ao animal, e é praticamente indolor. Além disso, é importante lembrar que o chip não funciona como GPS, sua função é apenas identificar o animal.
A Espanha solicita também que as vacinas do pet estejam em dia, sobretudo a vacina contra a raiva. O país também solicita que seja feito um exame de sangue no animal que comprove que ele possui um número mínimo de anticorpos. A vacinação necessita ser feita com antecedência, se você pretende levar seu animal com você tenha em mente que ele também deve entrar no planejamento, já que após a vacinação é necessário aguardar 40 dias para fazer o exame de sangue.
Com vacina em dia e microchipado, você precisa consultar na companhia de aviação se aceitam a entrada de animais, e reservar a passagem do pequenino, lembrando que é preciso aguardar 90 dias antes que o animal possa viajar.