Você quer se mudar para Espanha ou já vive aqui e quer saber como pode adquirir a nacionalidade espanhola?
Além de solicitar a cidadania por ser descendente de espanhol, brasileiros que não tenham pais ou avós espanhóis também podem dar início ao processo por tempo de residência.
De modo geral, brasileiros que vivem de forma legal e contínua na Espanha, por um período igual ou superior a dois anos, já podem solicitar a nacionalidade espanhola.
Mas se você nasceu em território espanhol e não adquiriu o direito à cidadania por opção até os 21 anos de idade, este tempo reduz para um ano de residência legal. O mesmo vale para brasileiros que forem casados ou viúvos de um espanhol e netos menores de espanhóis.
Já o tempo de residência como estudante ou turista em território espanhol não conta para obter a nacionalidade espanhola.
Tempo de residência necessário para entrar com o pedido
Dois anos: para nacionais de países ibero-americanos, Andorra, Filipinas, Guiné Equatorial, Portugal ou pessoas de origem sefardita.
Se deseja solicitar a nacionalidade espanhol por opção o interessado tem de prazo até o dia que cumpra os 20 anos e desde que o seu ascendente espanhol tenha recebido a nacionalidade espanhola antes do solicitante ter 18 anos de idade.
Outros pré-requisitos obrigatórios para obter a nacionalidade espanhola por residência:
Todo brasileiro que quiser solicitar a cidadania por residência legal e continuada na Espanha deve comprovar que foi aprovado em dois exames: o CCSE (prova de Conhecimentos Constitucionais e Socioculturais da Espanha) e o DELE (prova de idioma). A prova de espanhol não é obrigatória para aqueles que tenham o espanhol como idioma materno.
A prova exigida DELE deve ser de, no mínimo, o A2 do Instituto Cervantes.
As pessoas que concluíram na Espanha um título de educação oficial de nível médio ou superior podem estar dispensadas de realizar a prova do DELE. Se você quer encaminhar a nacionalidade espanhola e não fez as provas, o agendamento também é realizado pela Espanha Fácil.
Qual a documentação necessária?
Para dar início ao processo de nacionalidade espanhola, o brasileiro deve apresentar minimamente os seguintes documentos:
– Cópia do passaporte,
– Certidão de antecedentes penais do país de origem, traduzido e legalizado,
– Certidão de nascimento, em inteiro teor e apostilada com tradução juramentada
– Ter o NIE em vigor
– Empadronamento, que é o comprovante de residência em território espanhol. O tempo de residência, seja ele de um ou dois anos, deve ser comprovado diante do governo espanhol
– Certificado DELE e CCSE do Instituto Cervantes
– Pagamento da taxa de 104,05 €
Por que contratar a Espanha Fácil?
A Espanha Fácil é uma empresa especializada há mais de 14 anos em processo de nacionalidade espanhola por residência.
Desde a contratação, a equipe realiza toda a revisão dos documentos e a montagem do expediente e o processo é conferido e tramitado pelo Conselho de Gestores Administrativos. O cliente também pode optar em encaminhar o processo pela plataforma telemática através da página oficial do Ministério da Justiça.
A Espanha Fácil oferece acompanhamento e suporte ao cliente desde o primeiro contato até a resolução da nacionalidade espanhola.
Você tem mais alguma dúvida sobre a nacionalidade espanhola por residência? Entre em contato com nosso time. Aqui falamos o seu idioma.