- Cada vez mais grupos populacionais estão recebendo intimações para se vacinarem contra a Covid-19. No entanto, muitas dessas pessoas poderiam receber o aviso para se imunizar durante as tão esperadas férias de verão. Mas e se você não estiver no seu local de residência?
O Ministério da Saúde recomenda ser vacinado em seu local de residência habitual. Portanto, se você não pretende se ausentar por muito tempo do local de origem, o mais fácil seria adiar a consulta por alguns dias.
Se for uma estadia de férias prolongadas, como em uma segunda residência, a recomendação é solicitar a vacina na comunidade autônoma em que você se encontra. Para isso, é necessário solicitar o chamado cartão de saúde da pessoa deslocada.
O cartão, que é provisório e permite receber os cuidados de um médico de família previamente atribuído no novo local de residência, pode ser obtido por todos aqueles que se encontram temporariamente fora da sua comunidade autónoma.
Para obtê-lo, basta ir a um posto de saúde da sua região e solicitar. Você também pode verificar se a comunidade autônoma em que você está localizado permite que o processo seja realizado online.
Você deve preencher um formulário e apresentar a identidade e cartão de saúde de sua comunidade de origem. Em alguns casos, eles também exigem prova de que o endereço registrado é uma segunda residência ou fornecem um contrato de aluguel que justifique uma estadia prolongada.
Fonte: La Razón