A convalidação de cursos é um processo necessário para se dar continuidade nos estudos acadêmico iniciados no Brasil, na Espanha. Para se realizar o processo de Convalidación, é necessário que se tenha cursado pelo menos 30 créditos na sua universidade de origem que possam ser convalidados com as matérias do curso na universidade espanhola na qual deseja estudar. As melhores universidades públicas da Espanha são também as mais almejadas tanto por estudantes locais quanto por estrangeiros que desejam convalidar seus cursos e continuar seus estudos no país, adquirindo uma nova grade curricular em uma instituição de prestígio. Por isso trouxemos um guia prático e resumido de como proceder para realizar a convalidação do seu curso nas 5 melhores universidades públicas da Espanha, confira:
1- Universidad Complutense de Madrid
A eleita melhor universidade pública do país possui um período anual específico para que sejam submetidos os pedidos de convalidação de cursos. O prazo é de 1 de abril à 30 de junho e deve ser realizado na unidade universitária que se deseja estudar. É necessário o preenchimento de formulário presente neste documento, bem como o pagamento de uma taxa de € 70 ao Conselho de Administração da Comunidade de Madri. Na página oficial da universidade você encontra maiores informações como a lista de documentos necessários para a convalidação de seu curso. É possível realizar também a entrega do formulário através dos correios, seguindo os procedimentos listados aqui.
2 – Universidad Autónoma de Barcelona
A Universidade Autónoma de Barcelona possui um sistema de convalidação com alguns critérios de seleção especiais com base no número de créditos que se tem acumulados em seu curso. O primeiro passo para a convalidação na universidade consiste em estar atento ao calendário acadêmico aprovado para cada unidade da instituição, conforme listadas aqui bem como o número de vagas disponíveis para estudantes internacionais em cada curso. Lembramos que o prazo para convalidação de cursos na instituição para o ano de 2018 foi encerrado em março de 2017. Em seguida, respeitando o prazo estabelecido, realiza-se uma série de procedimentos que consiste em:
– Preenchimento e entrega do Formulário de candidatura (que pode ser encontrado clicando aqui)
– Prova original do pagamento do preço público fixado pelo Decreto de Preço da Generalitat de Catalunya sob a forma de estudo de registros acadêmicos.
– Carta de apresentação.
– Original e fotocópia de DNI, NIE ou passaporte.
– Certificado acadêmico pessoal.
– Histórico acadêmico.
– Programas das disciplinas estudados, certificados pela universidade de origem.
– Sistema de qualificação da universidade de origem.
– Qualquer outra documentação que a pessoa interessada considere apropriada.
3 – Universidad Autónoma de Madrid
A entrada na Universidad Autónoma de Madrid para continuidade dos estudos possui diferentes períodos de admissão de acordo com o país de origem do candidato, havendo a possibilidade de duas entradas anuias, para os interessados em dar continuidade nos estudos no segundo semestre de 2018, o prazo de inscrição encontra-se aberto até o dia 15 de novembro de 2017, e em caso de aprovação o estudante deverá realizar sua matrícula em fevereiro de 2018. Confira o calendário completo da instituição aqui. Na sessão de Procedimentos e Critérios de Entrada da página oficial da universidade você encontra separadamente todos os documentos com instruções, fichas de inscrição e outros procedimentos para a convalidação de curso, clique aqui e confira.
O procedimento de convalidação de cursos e admissão de estudantes estrangeiros na instituição, segue uma lista de procedimentos claramente divididos em 3 fases:
- Solicitação da Convalidação a ser adquirida e entregue na unidade de estudos da universidade na qual encontra-se o departamento do seu curso. (Confira aqui as unidades)
- Entrega de documentação complementar, que inclui: fotocópia do passaporte do país de origem OU permissão de residência na Espanha (NIE) OU DNI (para aqueles que possuem cidadania espanhola); histórico acadêmico oficial; Plano de ensino das disciplinas cursadas; Sistema de qualificação da universidade de origem e grade curricular original do curso provido pela universidade de origem.
- Resultado: A universidade entrará em contato com o requerente informando a aceitação ou não da convalidação e outras informações pertinentes ao seu caso.
Para adquirir informações quanto à prazos e ter suas dúvidas respondidas pelo departamento responsável, acesse a página oficial da Universitat de Barcelona clicando aqui.
5 – Universidad Politécnica de Madrid
Para se adquirir a convalidação dos créditos do seu curso na Universidad Politécnica de Madri, o procedimento a ser seguido é um pouco mais complexo do que apresentado anteriormente para as demais universidades. Em primeiro lugar, é preciso ler atentamente a resolução normativa que se refere às condições de admissão e critérios de aceitação da convalidação de cursos, clicando aqui.
Após constatar que você atende aos critérios necessários para solicitar sua convalidação, acesse a página oficial da sessão de Reconhecimento de Créditos da instituição clicando aqui e tenha acesso ao formulário de solicitação e a grade curricular de disciplinas, bem como a carga horária de cada curso ofertado pela universidade.
Informações importantes
Vale lembrar que independente da universidade espanhola pública ou mesmo privada par a qual deseja realizar a convalidação de cursos, é necessário sempre a apresentação dos documentos solicitados por cada uma, devidamente traduzidos e juramentados. A Espanha Fácil oferece este e outros serviços administrativos que podem auxiliar você a iniciar o processo de convalidação de cursos e assim realizar o seu sonho de dar continuidade à sua vida acadêmica na Espanha.