Todo cidadão, após dois anos vivendo legalmente, na Espanha, pode dar entrada a Nacionalidade Espanhola. É necessário que o TIE (Tarjeta de Identificação de Estrangeiro) esteja válido, durante todo o período de residência contínua,no território espanhol. Se estiver pendente de renovação, é importante que esse seja renovado, para que o cidadão fique em dia, durante todo o período anterior ao tempo em que o Ministério de Justiça vai analisar o caso.
Sobre o período contínuo, a pessoa não pode ter ficado mais de 90 dias fora da Espanha, durante esses dois anos anteriores ao pedido de Cidadania, seria o que chamamos de “critério de ausência”.
Há quem solicite a nacionalidade espanhola depois de um ano vivendo no país. Isso será possível para casos especiais como brasileiros, ou estrangeiros, em geral, que forem casados com um cidadão espanhol. Outra situação seria para netos de espanhóis com comprovantes de documentos, certidões de nascimento espanhola. Um terceiro ponto seria para as pessoas que nasceram no território espanhol e não puderam optar pela nacionalidade espanhola.
Você tem esse direito? Há quanto tempo mora na Espanha? Édo seu interesse ter a Nacionalidade Espanhola? Nós, da Espanha Fácil, estamos aqui para lhe ajudar com esses e outros trâmites da vida fora do Brasil.