O consumidor preocupado com a conta de luz tem a possibilidade de acessar o seu consumo em tempo real. Uma opção que pode ser útil para fazer um uso mais inteligente da eletricidade. Especificamente, o portal Genbeta explica que é uma boa estratégia detectar quais aparelhos elétricos consomem mais ou se a nossa potência contratada nunca for atingida, contratar uma menor.
O acesso a esses dados é relativamente fácil. É feito através das páginas web ou aplicações móveis das distribuidoras de energia elétrica, que não são as mesmas com que a energia elétrica é contratada. Na Espanha existem até 333 distribuidores, mas a maioria dos clientes está dividida em cinco grandes empresas: Endesa Distribución, Iberdrola Distribución, Unión Fenosa Distribución, E-Redes EDP Distribución e Viesgo Distribución.
Para acessar os dados de consumo, você deve se cadastrar no site dessas empresas. O portal Genbeta explica que esse cadastro pode durar até 48 horas e são necessárias diversas informações como nome e sobrenome, RG, endereço e, em alguns casos, quando solicitado, também a conta de luz.
Depois de cadastrada, a seção de medidores online é aquela que vai disponibilizar informações sobre o consumo que está sendo feito naquele horário. Assim, se você deseja saber quanto consomem todos aqueles eletrodomésticos que nem sempre estão ligados (como a geladeira ou o roteador), deve verificar o aumento do consumo quando um determinado eletrodoméstico é ligado (como a máquina de lavar ou forno).
Outro fato interessante que pode ser verificado é a potência máxima exigida, que indica qual é a potência máxima que minha casa exigiu. Informação que serve para decidir se é necessário aumentar ou diminuir a potência contratada.
Fonte: El Economista