A partir desta segunda-feira (25), as comunidades autônomas poderão começar a administrar a dose de reforço contra aCovid-19 aos maiores de 70 anos: uns não têm datas especificadas, outros vão aproveitar a campanha da gripe para tomar as duas vacinas ao mesmo tempo.
Os maiores de 70 anos de idade foram os seguintes, na estratégia de vacinação a receber uma injeção extra contra covid, depois dos idosos de residências e grupos do grupo 7 (transplantados, pacientes com câncer, pacientes renais em hemodiálise ou pessoas com Síndrome de Down acima de 40 anos, entre outros).
A ideia é aproveitar a campanha para a vacinação contra a gripe e incentivar as pessoas a tomarem as duas vacinas juntas.
A gripe é indicada para maiores de 65 anos, menores de idade com alto risco de complicações derivadas do vírus ou que estejam institucionalizados há muito tempo. Grávidas, em qualquer trimestre da gestação, mulheres no puerpério (até 6 meses após o parto e que não foram vacinadas durante a gravidez) e bebês de 6 meses a 2 anos, com história de prematuridade inferior a 32 semanas de gestação.
Também para pessoas que podem transmitir a gripe e para aqueles que têm alto risco de apresentar complicações, como profissionais de saúde.
Por enquanto, apenas aqueles com mais de 70 anos podem receber as duas vacinas, embora o calendário e as datas sejam diferentes dependendo da comunidade.
Fonte: La Razón