Os candidatos à nacionalidade que já foram aprovados na Educação Secundária Obrigatória – ESO na Espanha, não precisam requerer a dispensa do CCSE e / ou do DELE à Justiça, basta o candidato anexar cópia dos respectivos títulos ao processo de requerimento da nacionalidade espanhola, simplificando assim este processo.
As pessoas que não sabem ler nem escrever, ou que têm dificuldades de aprendizagem, devem requerer obrigatoriamente a adaptação das provas ou a isenção total dos exames de nacionalidade espanhola.
Caso você se encontre em algum dos casos acima mencionados, poderá solicitar a dispensa ao Ministério da Justiça, juntamente com toda a documentação que comprove que não sabe ler nem escrever ou que tem problemas de aprendizagem.
Você pode enviar esta solicitação por meio do Cadastro Eletrônico autorizado pelo Ministério da Justiça; Ou em qualquer Registro Público de Delegação ou Subdelegação do Governo; ou por correio, etc.
Como acontece com qualquer solicitação, será gerado um recibo no ato do envio e você terá que aguardar a resposta da Justiça a esta dispensa do CCSE e do DELE.
O maior problema que se enfrenta para obter esta isenção dos exames de nacionalidade é que o Ministério demora para responder e resolver estes pedidos. E embora tenham passado quase seis anos desde a modificação deste procedimento de aquisição da nacionalidade espanhola, o Ministério da Justiça já indicou que não haverá nenhum texto legal que regule toda a questão das isenções aos exames de nacionalidade espanhola.
Isso faz com que muitos aspirantes a nacionalidade espanhola, desistam dela ou comecem a estudar e a preparar exaustivamente cada uma das provas.
A Justiça está muito atrasada na gestão e processamento dos pedidos de isenção de exames de nacionalidade espanhola. Além desse atraso, devemos acrescentar que na maioria dos casos, essas renúncias estão sendo negadas ou parcialmente concedidas.