No início de julho, saiu o novo modelo de cartão de residência britânico na Espanha. O novo trâmite faz parte do “Acordo de Retirada” (Art. 18.4), entre a União Europeia e o Reino Unido, por causa do “Brexit”.
O Acordo de Retirada garante aos cidadãos britânicos residentes na Espanha, que manterão o direito de residir, trabalhar e estudar no país após o fim do prazo de retirada, que acontecerá no dia 31 de dezembro de 2020.
Já os cidadãos do Reino Unido que chegarem depois de 31 de dezembro, estarão sujeitos a outros tipos de regras, serão considerados imigrantes de países não- comunitários.
O que devem fazer os britânicos que moram na Espanha agora? Iniciar os trâmites para solicitar a nova “tarjeta de extranjeros”, que já começou a ser expedida no dia 6 de julho.
O cidadão britânico que tiver o Certificado de Registro (cartão ou papel verde), vive na Espanha há cinco anos e não tem o Certificado de Registro de EU Permanente, deve solicitar o novo documento de residência.
O mesmo deve fazer o cidadão que vive na Espanha há menos de cinco anos. Ambos casos, receberão um cartão com validade de 10 anos e constará a palavra “permanente”.
Quais são os documentos necessários?
1. Passaporte válido e em vigor;
2. Uma foto;
3. O comprovante do pagamento da taxa 790 012;
4. Formulário EX 23.
Já o cidadão britânico que não tem Certificado de Registro EU deve solicitar a nova “tarjeta de extranjeros” apresentando os seguintes documentos:
1. Passaporte válido e em vigor;
2. Documentação que comprove que o solicitante encontra- se em situação para a aplicação do Acordo de Retirada, apresentando provas de sua residência, estudos e trabalho no país;
3. Formulário EX-20;
4. Comprovante de pagamento da taxa 790 012;
5. Uma foto.
Os membros de familiares de cidadãos britânicos residentes na Espanha, também devem solicitar a nossa “tarjeta”.
Os trâmites podem ser feitos pessoalmente ou por meio de representação legal como a Espanha Fácil, que é especialista em trâmites de residência e vistos na Espanha.
Entre em contato!