O numero de brasileiros em mudança para o exterior em busca de trabalhos vem aumentando significativamente nos últimos anos. Isso acontece devido a uma serie de fatores socioeconômicos e políticos, além de ser parte do senso comum de que países europeus podem apresentar melhores oportunidades para seus trabalhadores.
Na Espanha não é diferente, por ser um pais que – mesmo afetado por uma crise europeia recente – apresenta bons índices de recuperação e crescimento. Isso torna o país mais atrativo para trabalhadores estrangeiros.
As opções mais fáceis para se trabalhar na Espanha num primeiro momento são também as mais conhecidas – conseguindo um emprego ainda no brasil para solicitar o visto de trabalho ou sendo transferido de seu emprego no Brasil para uma empresa ou filial espanhola. Nestes casos, os tramites para visto de trabalho são mais simples e diretos.
Um bom começo para buscar oportunidades no país é através dos estudos. Para alunos de graduação, é possível encontrar emprego de meio expediente e estágios relacionados à sua área de estudo – e após três anos com o visto de estudante, é permitido obter o visto de residência e trabalho. Importante lembrar que na Espanha, uma grande parte dos trabalhadores possui ensino superior e qualificações variadas, por isso é uma boa alternativa iniciar as buscas por oportunidades a partir do meio acadêmico.
Buscar emprego na Espanha sem se enquadrar nas opções anteriores pode ser um desafio, mas um bom plano é construir um bom network ao chegar ao país. Entre em contato com outros trabalhadores brasileiros, empresas e redes de estrangeiros que se estabeleceram no país.
Espanhóis e estrangeiros frequentemente usam a internet para buscar vagas em áreas diversas – em uma rede que esta em constante crescimento no país, graças a estas buscas que só tem aumentado nos últimos tempos. Portais como todotrabajo.com e empleo.universia.es estão entre os sites com maior banco de dados de empregos disponíveis no país, sendo atualizados a todo momento. É interessante recorrer a estes sites ainda estando no Brasil, para se ter uma ideia dos requisitos exigidos pelas empresas e até salários oferecidos.
O comportamento e a apresentação são diferenciais
A Espanha ainda é um país relativamente tradicional em seus valores profissionais, portanto, uma postura formal e altamente profissional é exigida nas entrevistas e do dia a dia dos trabalhadores. Fique atento sobre as empresas em que se busca emprego e o estilo de trabalho do local, para se adaptar à cultura local, que pode ser bastante diferente.
Ao se candidatar a vagas de trabalho, é muito comum ser exigido um currículo – em formato levemente distinto, com informações diferentes que são consideradas mais relevantes por empregadores espanhóis – e uma carta de apresentação. Esta carta deve ser bem redigida com as devidas formalidades, em espanhol fluente. Recomenda-se que seja treinada tanto a escrita no formato adequado quanto a redação direcionada à vaga em que está se candidatando.