Se você está de mudança para Espanha ou já vive aqui, saiba que o processo de trocar a CNH brasileira para a espanhola é bastante simples e rápido! Brasileiros que residam, legalmente, em território espanhol – seja como estudante, trabalhador ou com residência regularizada – podem solicitar a troca. É necessário, no entanto, realizar teste psicotécnico, novamente, e comprovar a aptidão para dirigir pelo país.
Caso venha como turista, poderá utilizar a carteira brasileira, durante os 6 meses autorizados, para estar no território espanhol, desde que esteja sempre acompanhado do passaporte para comprovar o visto de turismo.
Todos aqueles que dispõem de um Cartão e Residência, seja por estudo, trabalho ou residência (NIE), podem solicitar a troca da carteira de motorista. Essa lei é aplicada, também, aos brasileiros que dispõem da Cidadania Espanhola e do DNI – Documento Nacional de Identidade Espanhola.
Para realizar a troca, é possível agendar horário de atendimento em “La Campana” ou “Jefatura de Tráfico” mais próxima de sua residência e levar os documentos necessários. Entre eles: Passaporte, foto 3×4, carteira de habilitação brasileira, comprovação de pagamento da taxa exigida (cerca de 30 euros), exame médico válido. Para os exames, existem centros especializados próximos à Campana, reconhecidos e confiáveis. Após a troca de dados entre o centro espanhol e o brasileiro, é emitida uma autorização temporária até a definitiva chegar em seu endereço de residência, trâmite que pode levar alguns meses.
E aí, a informação foi útil!? Conte para nós se você pensa em fazer ou já fez esse processo!
Fonte: Espanha Fácil