O primeiro passo é saber se você vai trabalhar para uma empresa ou se será um profissional autônomo. Caso seja para uma empresa que necessita de pré requisitos como qualificação acadêmica e experiência profissional na área por mais de 5 anos, é possível considerar a retirada de um visto de residência e trabalho, neste caso, para profissional altamente qualificado.
Além disso, é necessário estar atento ao que diz respeito das obrigações do empregador. A empresa contratante deve possuir sua inscrição no sistema de Seguridade Social comprovando que se encontra dentro de suas obrigações tributárias. Deve demonstrar também que conta com meios econômicos, materiais e pessoais suficientes para seu projeto empresarial e se comprometer com as obrigações assumidas ao contratar o trabalhador.
Como ser considerado como um trabalhador altamente qualificado?
-
A pessoa deve estar legal no território espanhol, estadia de turista inferior a 90 dias por exemplo ou encontra-se em seu país de origem
-
Não ter antecedentes penais, tanto na Espanha como em seus países anteriores de residência durante os últimos cinco anos.
-
Não ter sido negado em países com os quais a Espanha tenha algum tipo de acordo.
-
Ter o passaporte válido.
Qual a validade do visto?
De 2 anos, o que torna superior ao prazo de visto de trabalho do regime geral que é de 1 ano.
Pode aplicar também para os familiares?
A resposta é sim. No momento que apresentamos o do trabalhador também apresentamos a solicitação de familiar de profissional altamente qualificado para o cônjuge, descendes e ascendentes, se esses forem dependentes econômicos comprovados.
A permissão do cônjuge dá direito a trabalhar?
A Resposta é sim. O cônjuge da mesma forma também terá uma autorização para residir e trabalhar em território espanhol para 2 anos.
Como solicitar um visto de residência e trabalho sendo um trabalhador altamente qualificado?
A primeira etapa apresentamos de forma telemática ao Ministério de Inclusión, Seguridad Social y Migraciones. Uma vez favorável, a segunda etapa se fará no Consulado da Espanha no país de sua residência. Isso para os casos de o estrangeiro estar residindo fora da Espanha. Caso o estrangeiro esteja na Espanha de forma regular a segunda etapa se faria em território espanhol.
Qual o prazo de resposta?
O prazo de resposta é de 20 dias. Passado o prazo de 20 dias sem resposta por parte do governo espanhol entende-se que o processo foi estimado por silêncio positivo.
Você sabe o que é o silêncio positivo? Acompanhe nossos próximos posts.
Nós da Espanha Fácil estamos especializados no processo de visto de profissional altamente qualificado desde 2013, ano em que entrou em vigor a Lei 14/2013.