A Comunidade de Madri destacou hoje a importância da entrada no mercado de trabalho das pessoas com deficiência intelectual, como um dos aspectos mais importantes para se conseguir a sua plena inclusão na sociedade, especialmente no atual cenário de dificuldades econômicas provocadas pela pandemia do Covid-19. A informação foi explicada pelo ministro da Saúde, Enrique Ruiz Escudero, após uma visita ao Centro Três Olivos por ocasião do Dia Mundial da Síndrome de Down, que é comemorado todos os anos no dia 21 de março.
O acesso ao mercado de trabalho para pessoas com deficiência intelectual na região é realizado por meio de iniciativas como o programa “Emplea tu capacidad”. Durante o percurso pelas instalações, Escudero falou com alguns dos profissionais e utilizadores deste centro, gerido pela Fundação Síndrome de Down Madri, que colabora no programa “Emplea tu capacidad” através do Centro Ocupacional e do Serviço de Prestação de Apoios de Inserção Sócio-Laboral (SERPAIS).
Este projeto, cofinanciado pela União Europeia, reúne um conjunto de ações que visam ajudar as pessoas com deficiência a encontrar e manter um emprego. Parte desse trabalho, que é realizado com pessoas com deficiência intelectual, é desenvolvido por meio de centros ocupacionais, recursos de formação em que os capacitadores proporcionam aos usuários a qualificação profissional necessária para que possam se inserir no ambiente de trabalho em empregos remunerados.
Os Centros de Base de Avaliação e Orientação para Pessoas com Deficiência da região articulam as suas ações com o Serviço de Apoio à Inserção Laboral, que tem por objetivo lograr esta efetiva incorporação no mercado de trabalho normal. Graças a este serviço, as pessoas com deficiência intelectual ligeira ou moderada beneficiam de uma atenção individualizada, que estende a metodologia de trabalho com apoio a outras esferas pessoais, sociais e comunitárias, colaborando com as famílias na concretização dos objetivos de cada participante.