Quais são as melhores zonas para viver na Comunidade de Madrid? A resposta depende muito das preferências pessoais de cada um, mas há certas localidades onde é especialmente interessante residir devido à oferta habitacional existente, ao preço dos imóveis ou mesmo à atratividade daquele espaço específico. Outra vantagem de morar longe do centro das grandes cidades é que os compradores podem adquirir pelo mesmo dinheiro casas maiores , com mais espaços externos e localizadas em empreendimentos com áreas comuns atraentes.
De acordo com o último relatório sobre novas habitações em Madrid elaborado pela Sociedad de Tasación, na Comunidade de Madrid existe uma oferta de 7.476 imóveis . Na capital madrilenha, a oferta de novas habitações é de 3.809. Quase metade deste stock é composto por casas em construção . A maior percentagem da oferta concentra-se em apartamentos e moradias unifamiliares de 100 e mais de 150 metros quadrados.
Baseado nesses dados, a Espanha Fácil analisou quais são as zonas mais interessantes de toda a comunidade de Madrid.
Os melhores bairros para viver na capital de Madrid
A cidade de Madrid possui o maior parque habitacional de toda a região, pelo que não podemos deixar de a incluir como uma das melhores zonas para viver na Comunidade de Madrid, visto que é um bom local não só para residir, mas também para teletrabalhar . De acordo com o número de habitações presentes na cidade de Madrid, as zonas mais interessantes são as seguintes:
El Cañaveral-Los Berrocales
Atualmente, o rei das novas construções está localizado no distrito de Vicálvaro . A área conhecida como El Cañaveral concentra 44 empreendimentos ativos que planejam construir até 14 mil moradias nos próximos anos. Aqui podemos encontrar imóveis de todos os tipos: moradias geminadas, apartamentos em arranha-céus, apartamentos térreos com jardins e penthouses, tanto habitações gratuitas como habitações subsidiadas .
Os preços das novas construções em El Cañaveral variam entre 150.000 e 490.000 euros , para casas com área de 50 a 250 metros quadrados.
Valdebebas
O bairro Hortaleza, que tem Sanchinarro e especialmente Valdebebas como carros-chefe, é outra das melhores zonas para viver na Comunidade de Madrid sem sair da própria capital .
Valdebebas desenvolveu-se nos últimos dez anos com uma importante oferta de habitação gratuita e pública . Este espaço é dominado por novos empreendimentos de apartamentos, inúmeras zonas verdes (tem o parque Valdebebas, com mais de 450 hectares de extensão) e uma ciclovia de vários quilómetros. Está bem ligado ao centro de Madrid através do metrô ligeiro, Cercanías e várias linhas de ônibus. A sua oferta habitacional tem um preço inicial de 356 mil euros.
Outra área interessante pela quantidade de empreendimentos em andamento ou pela atratividade (residencial, comercial, etc.) para aqueles compradores que resistem a viver fora da capital é Fuencarral, sendo Peñagrande e Montecarmelo os bairros de maior projeção .
Destacam-se também Moncloa-Aravaca , que inclui a zona exclusiva de Valdemarín nos arredores da cidade; Carabanchel ; Arganzuela ; Tetuan e, claro, o sempre cobiçado bairro de Salamanca .
As melhores cidades para viver fora da cidade de Madrid
Saindo da cidade grande, concentram-se os melhores locais para viver na Comunidade de Madrid, por diversos motivos, sobretudo no noroeste, norte, Corredor del Henares e sul . Estas zonas acumulam o maior volume de novas habitações, e dispõem também, na maioria dos casos, de uma grande oferta comercial e de serviços , bem como de uma boa rede de transportes públicos.
Zona Noroeste: Pozuelo de Alarcón, Las Rozas e Boadilla
Boadilla del Monte, Pozuelo de Alarcón e Las Rozas de Madrid são consideradas por muitos como as melhores zonas para viver na Comunidade de Madrid. Além de oferecerem o maior volume de empreendimentos no noroeste de Madrid, estes municípios estão entre os mais seletos da capital e destacam-se pelo seu caráter residencial.
Na verdade, Pozuelo de Alarcón é o município com maior renda per capita da região. Este nível de compra reflecte-se no preço da habitação, que ronda os 4.000 euros/metro quadrado . A sua oferta de novas construções aumentará com o desenvolvimento do ARPO(Área de Distribuição Pozuelo Oeste), o maior projeto urbano da zona noroeste de Madrid: serão construídas 5.500 moradias com quase 3.000 casas oficialmente protegidas. Terá também o novo bairro de Montegancedo, com mais de 1.000 moradias.
Por sua vez, Las Rozas e Boadilla del Monte dispõem de uma vasta oferta de apartamentos e chalés independentes e geminados , com preços entre 2.400 e 2.520 euros/metro quadrado. Outras localidades que se destacam pelo estoque de imóveis para construção nova são Villaviciosa de Odón, Collado Villalba e Majadahonda .
Zona Norte: San Sebastián de los Reyes e Alcobendas
San Sebastián de los Reyes é um dos municípios mais desejados para viver pela sua proximidade com a capital e pela oferta de lazer e serviços que oferece. É também uma das que tem maior número de empreendimentos no norte junto com Colmenar Viejo .
O preço da habitação em San Sebastián de los Reyes é de 2.320 euros/metro quadrado. Além disso, esta oferta aumentará com o desenvolvimento do Cerro del Baile , que abrigará mais de 3.600 propriedades.
Por seu lado, Alcobendas é outra boa opção para viver perto da cidade de Madrid. Possui uma grande diversidade de bairros para diferentes orçamentos, desde a urbanização elitista de La Moraleja até Fuentelucha, Valdelasfuentes ou La Zaporra. Os preços variam entre os 3.506 euros/metro quadrado nos bairros mais caros e os 2.177 euros/metro quadrado nos mais baratos. O elevado preço desta zona está fazendo com que a procura se desloque para Colmenar Viejo e Tres Cantos , outro dos municípios com maior oferta do norte da província de Madrid.
Zona Leste: Alcalá de Henares e Torrejón de Ardoz
O Corredor Henares é outro dos melhores lugares da Comunidade de Madrid para se viver. Combina uma boa oferta de imóveis, preços mais razoáveis e uma importante actividade empresarial graças à presença de importantes empresas de logística e numerosos espaços industriais. Todos estes aspectos fazem dela uma das zonas com maior procura de habitação . Também há planos para construir moradias para aluguel por meio do Plan Vive.
Torrejón de Ardoz e Alcalá de Henares concentram a maior parte das novas urbanizações. Com quase trinta novos projetos de construção, Torrejón se concentra principalmente em apartamentos de um a quatro quartos, embora também possam ser encontradas moradias geminadas. Entretanto, a universidade de Alcalá de Henares é outro dos centros mais atrativos. Os seus vinte empreendimentos incluem apartamentos e moradias unifamiliares com diferentes níveis de acabamentos e qualidades. Os preços da habitação nestes municípios variam entre 1.774 euros/metro quadrado em média em Alcalá de Henares e 1.920 euros/metro quadrado em Torrejón de Ardoz . Villalbilla, Velilla de San Antonio, Meco, Coslada e Loeches são outros locais onde também podem ser encontrados apartamentos de construção nova.
Zona Sul: preços mais acessíveis
Para quem procura casas mais baratas ou maiores pelo mesmo preço , o sul é um dos melhores locais para viver na Comunidade de Madrid.
De fato, na zona sudoeste existe uma grande procura de habitação. Aqui está prevista a construção de habitações para arrendamento destinadas aos jovens, principalmente em Navalcarnero, Móstoles e Getafe. Alcorcón é a zona mais cara com um preço médio de 2.130 euros/metro quadrado, seguida de Getafe com 1.953 euros/metro quadrado, com maior oferta de construção nova, e Móstoles, com 1.736 euros/metro quadrado.
Valdemoro é a cidade com maior oferta habitacional, gratuitos e protegidos, e de todos os tipos. O seu preço médio é de 1.648 euros/metro quadrado. Getafe é o próximo com maior estoque de moradias novas. Entre os dois municípios são mais de cinquenta promoções.
Quem procura novas construções no sul de Madrid também pode encontrar alguns empreendimentos em Arroyomolinos, Leganés, Parla e Pinto .
Como podem ver, entre as melhores zonas para viver na Comunidade de Madrid incluímos opções para todos os orçamentos e que, por uma razão ou outra, são especialmente atrativas.