O presidente do Governo, Pedro Sánchez, anunciou que o concurso para acesso às vagas da Formação Especializada em Saúde (FSE) será no dia 27 de março de 2021. Em declarações aos meios de comunicação, o Socialista declarou que vão aumentar para 10.001 os “lugares de MIR, Enfermagem ou Farmácia”. Ou seja, 3,2 por cento a mais em comparação com a chamada 2019/2020.
Nas suas declarações durante a apresentação do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência da Economia Espanhola, em conjunto com a Presidente da Comunidade de Navarra, María Chivite, o Presidente do Governo explicou que, com a nova data, os novos profissionais de saúde em formação poderão aderir com meses de antecedência para apoiar o atendimento especializado dos serviços de saúde.
A escolha da data 27 de março, véspera do Domingo de Ramos, foi feita depois das constantes reclamações dos diferentes grupos que representam os MIRs, e de diferentes licenciaturas da FSE, que exigiam uma data para “retirar a incerteza” do anúncio. O anúncio também vem três dias após a nomeação do novo diretor de Regulação Profissional, Vicenç Martínez.
Resta, agora, a oficialização deste edital com sua publicação no Diário Oficial do Estado (BOE), onde deverá ser detalhada a distribuição exata das vagas por graus e comunidades e o calendário a ser seguido na convocatória, além da lista de espera com os prazos de apresentação e reclamação de pedidos.
As comunidades autônomas lançam esta oferta de vagas depois do Ministério da Saúde ter credenciado um total de 11.466, número também superior, 3% às acreditações da chamada anterior, que foram 11.110.
A oferta final será definida no dia 30 de novembro, no Plenário da Comissão de Recursos Humanos do Sistema Único de Saúde (SNS). Presidido pela Secretária de Estado da Saúde, Silvia Calzón, e em que participam as Comunidades Autónomas, definirá a oferta final total, bem como a sua distribuição por especialidades. Posteriormente, o Pedido correspondente será publicado.
Embora ainda não haja muitas informações sobre os exames, a Redação Médica já confirma que o Ministério da Saúde pretende aumentar o número de imagens nos exames MIR e EIR 2021. Solicitação do Departamento de Planejamento Profissional na folha de prescrição técnica será responsável pela produção dos questionários de exames para os exames de acesso ao Treinamento Especializado em Saúde.
Além disso, a empresa responsável pelo projeto deve prever a impressão de um total de “18.800 livretos com imagens / gráficos” com um total de “18 páginas por exemplar”, no caso da Medicina, e “6 páginas por exemplar” no caso de de Enfermagem, que projeta um total de 14.350 cadernos de exames. Em relação ao total de notebooks, a previsão é a mesma de um ano atrás. As demais habilitações da Formação Especializada em Saúde (PIR, FIR, QIR, BIR e RFIR) não prevêem a inclusão de imagens nos seus exames.