As fronteiras da União Europeia permanecem parcialmente fechadas desde março de 2020, quando a crise sanitária do coronavírus passou a ser considerada uma pandemia. Desde essa data, apenas as pessoas que tinham residência legal e cidadãos nacionais podiam vir para a Europa, ou mais especificamente para a Espanha.
Em 1º de julho de 2020, a União Europeia abriu suas fronteiras, mas apenas para alguns países. Por este motivo, a UE elaborou uma lista de países que considera “seguros” e que, portanto, será permitida a entrada sem limitação de nacionais desses países. Lista essa que é atualizada a cada mês.
A elaboração da lista cujos nacionais podem viajar livremente para a Europa, baseia-se em critérios sanitários e epidemiológicos e na evolução de cada um dos países nesta crise sanitária. Assim, são tidos em conta o número de infecções por 100.000 habitantes nas últimas duas semanas e a tendência de novos casos, a fim de evitar surtos e trazer casos importados para a União Europeia.Confira abaixo:
Albânia
Arábia Saudita
Armênia
Austrália
Azerbaijão
Bósnia e Herzegovina
Brunei
Canadá
China
Coreia do Sul
Estados Unidos da América
Israel
Japão
Jordânia
Líbano
Montenegro
Nova Zelândia
Catar
República da Macedônia do Norte
República da Moldávia
Sérvia
Cingapura
Ucrânia
RAE de Hong Kong
RAE de Macau
Taiwan