Os cidadãos europeus de países da União Europeia, que desejam viajar entre os países do espaço Schengen, devemlevar consigo o passaporte ou documento de identidade,para apresentar nas fronteiras, mesmo que, nem sempre,sejam solicitados. Carteiras de habilitação e cartões bancários ou fiscais não são documentos válidos para comprovar a sua identidade.
Os países do espaço Schengen sem fronteiras são:
Áustria, Bélgica, Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça.
Apesar de não fazerem parte do espaço Schengen, é possível, também, viajar para Bulgária, Croácia, Chipre, Irlanda e Romênia, apresentando apenas o passaporte ou o documento de identidade.
Antes de viajar, verifique quais documentos você precisa para deixar seu país e entrar em um dos países não-Schengen, que planeja visitar.
São poucos os casos de recusa da entrada, por um país da UE, de cidadão europeu. Se o fizer, será por razões de “ordem pública, segurança pública ou saúde pública”. Em qualquer desses casos, as autoridades devem demonstrar que ele ou seus familiares representam uma “ameaça real, atual e suficientemente grave”.
As crianças, menores de seis anos, estão isentas de apresentar qualquer teste de saúde relacionado à Covid-19 e, também, não precisam cumprir quarentena.
Fonte: Europa.eu