Segundo o ensaio clínico de fase III da AstraZeneca em pessoas com mais de 65 anos, a vacina é 79% eficaz na prevenção de Covid-19 em pacientes sintomáticos e 100% eficaz na prevenção de doenças e hospitalização. Foi demonstrado que este soro é eficaz e seguro em adultos com mais de 65 anos de idade.
Esta análise provisória de segurança e eficácia foi baseada em 32.449 participantes, acumulando 141 pacientes sintomáticos.
O Seguro de dados independentes (DSMB), que supervisiona estudos clínicos e examina resultados, realizou uma revisão específica dos eventos trombóticos, e da trombose venosa cerebral (CVST), contando com a ajuda de um neurologista independente, não foram encontrados riscos aumentados, em relação a trombose ou eventos caracterizados por trombose entre os 21.583 participantes que receberam pelo menos uma dose da vacina.
Esta análise valida a vacina AstraZeneca Covid-19 como um adjunto adicional muito necessário, uma opção de vacinação segura, oferecendo a confiança de que adultos de todas as idades podem se beneficiar da proteção contra este vírus.
Cerca de 20% dos participantes tinham 65 anos ou mais e cerca de 60% tinham comorbidades associadas a um risco aumentado de progressão grave de Covid-19, como diabetes, obesidade grave ou doença cardíaca. Este estudo de fase III nos EUA, liderado pela AstraZeneca, incluiu duas doses administradas em um intervalo de quatro semanas. Ensaios anteriores mostraram que um intervalo estendido de até 12 semanas entre as duas punções mostrou maior eficácia, algo que também foi apoiado por dados de imunogenicidade. Esta evidência sugere que dar a segunda dose com mais de quatro semanas de intervalo pode aumentar ainda mais a eficácia e acelerar o número de pessoas que podem receber a primeira dose.