Sistema vai avaliar os perfis de cada turista, para só então permitir a entrada nos países do Espaço Schengen. A medida deve se tornar obrigatória em meados de 2023 e não se trata de visto.
Se você pretende conhecer a Europa em 2023 vai ter que passar por um novo processo de entrada. Isto porque a entrada nos países do Espaço de Schengen (que abrange 26 países) vai ser avaliada pelo perfil de cada turista.
Antes da medida, o Brasil não precisava de permissão para a entrada turística nessas áreas, como é atualmente. O Etias não é um visto, mas uma espécie de permissão online, que se pede uma vez a cada três anos.
A inscrição no sistema deve se tornar obrigatória em meados de 2023. O sistema vem sendo discutido desde 2016 e passaria a valer em 2021, mas foi adiado. O intuito dessa nova medida é aumentar a segurança no Schengen. Essa triagem funcionará para barrar possíveis ameaças à segurança desses países.
O Espaço Schengen é a junção de 26 países da Europa que firmaram um acordo de política de livre circulação entre pessoas nas nações signatárias. Mas países de fora da União Européia também integram esse Espaço, como Mônaco, San Marino e o Vaticano.
O Etias permite estadias de curta duração por até 90 dias, dentro de períodos de 180 dias, ou seja, após voltar ao país de origem, seria preciso um intervalo de pelo menos 90 dias para retornar à Europa.
Para solicitar a permissão, será preciso preencher o formulário de candidatura online com informações pessoais básicas, como nome, endereço, data de nascimento e dados do passaporte. O endereço do site ainda não foi divulgado. Serão solicitadas ainda respostas sobre antecedentes criminais, viagens para zonas de conflito e algumas questões de segurança.
A taxa de solicitação será de 7 euros, para cobrir os custos do processamento. O processamento do Etias promete ser rápido: a maioria dos viajantes deve receber a permissão em cerca de 15 dias. Em alguns casos excepcionais, o período pode ser estendido para 30 ou 60 dias.
Quer saber mais sobre o processamento desta autorização ou antecipar a data da sua viagem? Entre em contato conosco!