O Instituto Cervantes oferece algumas provas ao longo do ano para quem deseja ter um certificado oficial do domínio do Espanhol como o DELE, ou para quem precisa do certificado para conseguir a cidadania espanhola, o CCSE, mas pouco se fala sobre o exame SIELE que é feito totalmente por meios eletrônicos para níveis de A1 a C1 do MCER, Marco Común Europeo de Referencia para las lenguas, administrado em mais de 200 centros de exames SIELE ao redor do mundo, em consultas previamente estabelecidas, o que permite grande agilidade administrativa e rapidez na qualificação.
SIELE é o Serviço Internacional de Avaliação da Língua Espanhola, um serviço de avaliação e certificação do grau de domínio do espanhol por meio eletrônico dirigido a estudantes e profissionais dos cinco continentes. O SIELE é um exame do Instituto Cervantes, da Universidade Nacional Autônoma do México, da Universidade de Salamanca (Espanha) e da Universidade de Buenos Aires (Argentina).
O candidato SIELE pode realizar o exame completo ou por meio de testes. O exame completo tem uma ordem de testes fixa e pré-estabelecida, com duração de 3 horas e intervalo extra de 15 minutos:
-Comprensión Lectora;
-Comprensión Auditiva;
-Expresión e interacción escritas;
– Expresión e interacción orales;
O exame SIELE Global consiste em 4 testes que correspondem às quatro principais atividades comunicativas do idioma. Demora 3 horas e a pontuação total é superior a 1000 pontos (cada teste tem um máximo de 250 pontos).
Para mais informações, acesse o site do Instituto Cervantes: https://www.cervantes.es/default.htm