Muitos estrangeiros têm o desejo de morar e trabalhar na Espanha, mas desconhecem quais são os requisitos básicos para poder solicitar um visto de trabalho desde o país de origem.
É preciso que o interessado obtenha uma oferta de trabalho de uma empresa espanhola.
Esse processo pode ocorrer em 3 etapas se o estrangeiro estiver no Brasil ou em 2 etapas se o mesmo se encontra em situação regular na Espanha.
Para atender a esta demanda, o governo aprovou uma lei que autoriza a contratação de mão de obra altamente qualificada, concedendo autorização de residência especial, tanto para o contratado quanto para seus familiares.
O visto para trabalhador altamente qualificado permite exercer uma atividade profissional que exige competências específicas para altos cargos ou de direção dentro da organização, sendo remunerado com um salário de, no mínimo, 41 mil euros anuais ou 54 mil euros, a depender do caso. Além disso, é importante contar com um curso superior completo ou especializações em universidades reconhecidas, ou experiência profissional comprovada na área de atuação.
Já o visto para transferência intra-empresa é concedido para quem vai exercer uma atividade de trabalho na Espanha como diretor, especialista ou trabalhador em formação, para a execução de um contrato ou por uma relação profissional, quando a transferência se realiza dentro da mesma empresa ou grupo de empresas.
Podem igualmente obter o visto os seguintes familiares do trabalhador:
– O cônjuge ou companheiro com quem viva em união de fato.
– Os filhos menores de idade e os maiores de idade que dependam economicamente do trabalhador e que não tenham constituído por si próprios um agregado familiar.
– Os ascendentes que estejam a cargo do trabalhador.
O pedido de visto deverá ser apresentado pela empresa contratante ou através de um representante autorizado da mesma tal qual pode ser a empresa Espanha Fácil.