Os CEPI são centros que oferecem vários serviços aos imigrantes, com o fim de que haja integração. Há oito centros em Madri: em Usera, Arganzuela, Tetuán, Chamartín, Collado Villalba, Alcalá de Henares e Leganés.
O objetivo deste programa é proporcionar aos novos madrilenhos conhecimentos sobre a sociedade espanhola para facilitar a sua integração, trabalho e bem-estar.
Há aulas de espanhol contínuas e gratuitas, e que oferecem o certificado DELE A-2. Também há aulas de alfabetização, informática e idiomas.
Todos os participantes receberão um certificado de participação que servirá para atestar a conclusão dos módulos de formação, podendo assim ser anexado no momento do processamento da autorização de residência temporária por arraigo social ou na renovação das autorizações, se for o caso.
Para obter estes diplomas, é necessário ter concluído os quatro módulos do programa, que é gratuito e destina-se a estrangeiros residentes na Comunidade de Madrid.
Além dos cursos citados, o CEPI oferece outros serviços como:
-
Aconselhamento jurídico, orientação psicossocial e, quando necessário, encaminhamento para outros órgãos na Comunidade de Madri.
-
Cursos de idiomas e de informática, orientação acadêmica e profissional, assessoramento trabalhista, oficinas sobre técnicas de elaboração de currículum vitae e procura ativa de emprego.
-
Conselhos sobre os primeiros passos para abrir uma empresa.
-
Apoio escolar, acampamentos de verão, brinquedoteca, biblioteca e acesso à Internet.
Os interessados podem inscrever-se nos Centros de Participação e Integração de Imigrantes da Comunidade de Madrid com agendamento prévio. Acesse: https://www.comunidad.madrid/sites/default/files/contactos_cepi.pdf
Texto meramente informativo.