Ingressar em uma universidade espanhola por meio do Programa Erasmus Mundus é uma das melhores opções disponíveis, para quem não tem o aporte necessário para realizar um intercâmbio na Europa. Ele é um programa de cooperação internacional estudantil, criado em 2004 e financiado pela Comissão Europeia com foco na mobilidade de alunos do ensino superior.
São bolsas integrais e parciais para graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, para servidores que trabalhem com educação e trainees. A grande maioria dos programas,atualmente, têm bolsas da modalidade Erasmus+ com as quais brasileiros podem estudar com bolsa integral. O prazo para inscrições dos programas costuma começar no terceiro trimestre de cada ano e se encerra no começo do ano seguinte.
A lista completa de programas pode ser visualizada no catálogo do site do Erasmus. Por lá, é possível filtrar por área de estudo, países de destino, universidades de destino, duração dos programas (de acordo com o número de créditos) e ano de ingresso.
Muitos dos programas incluem disciplinas em universidades de países diferentes da Europa. Com isso, o estudante consegue estudar em três ou mais países diferentes ao longo do mesmo mestrado.
Para poder concorrer às bolsas, é necessário que os estudantes brasileiros não tenham morado, estudado ou trabalhado no velho continente por mais de 12 meses nos últimos cinco anos. O prazo para as inscrições também varia de acordo com o programa. Mas, em geral, ele vai até dezembro ou janeiro de cada ano.
Fonte: Estudarfora.org