A Espanha certamente é o primeiro destino de muitos brasileiros anseiam por morar fora, tanto pela proximidade do idioma quanto pelas oportunidades. Para quem tem o sonho de morar no exterior e está em busca de oportunidades de colocação no mercado de trabalho espanhol, saiba como funciona o processo de contratação de estrangeiros e o procedimento de visto para quem é neto de espanhóis e está à procura de oportunidades de emprego na Espanha.
A contratação de estrangeiros ainda em outros países que morem ou não na Espanha é permitida pelo governo espanhol a partir das ofertas de emprego apresentadas pelos empregadores, e a contratação só é efetuada através da aprovação da contratação na fonte pelo Ministério de Trabalho e previdência Social.
O diário Oficial do Estado publicou no último ano um Despacho que determina a gestão coletiva de contratação de origem que já está em vigor. Entre as medidas em vigor, entram em destaque as que permitem que um visto seja estabelecido para busca de emprego para filhos e netos de espanhóis, e de que uma ordem anterior não é renovada, e sim novamente regulada.
As ofertas de emprego oferecidas podem ser destinadas a contratações temporárias ou para atividades estáveis. Ofertas de emprego estáveis tem duração mínima de um ano, já as ofertas de natureza temporária tem duração de acordo com a atividade a ser exercida.
Já a modalidade de visto para procura de emprego destinado a netos e filhos de espanhóis de origem oferece um número de 1.500 vistos de procura de emprego para o ano de 2019, sendo este número podendo ser alterado a qualquer momento pela Direção geral de Migrações.
Ao chegar a Espanha, o candidato deve se registrar no Serviço Público competente e participar das ações para busca de emprego. Se após o período de 60 dias o candidato não apresentar contrato de trabalho vigente, ele terá de deixar o país.