Nosso passeio pelo sul da Espanha nos leva até Córdoba. No século XI era a maior e mais culta capital da Europa, onde judeus, muçulmanos e cristãos viviam juntos em perfeita harmonia. Córdoba foi o berço de filósofos, cientistas, artistas e sábios, e nela foram forjados pilares de conhecimento que hoje nem sabemos de onde vieram.
Ainda hoje se considera que o cordobes tem alma de filósofo, além de ser a terra natal de um número significativo de artistas, entre muitos outros, nomes importantes da tauromaquia e do flamenco. E não é só isso que torna esta cidade famosa, como também se diz que as mulheres mais bonitas da Andalucía vêm de Córdoba. Uma visita ao museu Julio Romero de Torres pode lhe dar uma ideia.
Em Córdoba, La Mezquita, uma imensa mesquita que data de 784 d.C., que tem uma sala de oração com colunas e mosaicos bizantinos antigos, impressiona, como síntese cultural e como um dos monumentos mais excepcionais do mundo. Encantam seus belos pátios, profusamente decorados com flores, e nos fazem sonhar com seus pores-do-sol lânguidos e rosados no silêncio de suas ruelas pitorescas.
O folclore de Córdoba não poderia ser entendido sem o flamenco, uma arte declarada Patrimônio Cultural da Humanidade que funde voz, dança e expressão de sentimentos. Flamenco é a arte por excelência da Andalucía, uma fusão de dança, voz e expressão que foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Flamenco é uma forma de transmitir paixão, tristeza e muitos outros sentimentos através do corpo e do dedilhar do violão.
A tradição do flamenco em Córdoba remonta ao século XV, quando os estilos mourisco, cristão e cigano se juntaram, trazendo diferentes nuances a uma nova arte que perdura até hoje. Além de Córdoba, o flamenco está profundamente enraizado em cidades andaluzas como Sevilha ou Granada, que falaremos nos demais capítulos.
Mas e como é viver em Córdoba?
Viver em uma das cidades mais cultas da Espanha é um luxo? Na verdade, a cidade histórica figura entre uma das mais baratas do país. Vejamos o aluguel mensal de um estúdio por exemplo, todo mobiliado, de 45 m2, que custará em Córdoba apenas 395 euros. Se você pensa em viver em dupla, esse valor seria dividido em dois. Parece muito interessante. As contas fixas do mês não devem ultrapassar os 60 euros em média, para uma pessoa.
Se prepare também para ter um carro. Córdoba fica bem localizada e você pode visitar diversas cidades ao seu redor, inclusive praias maravilhosas há poucas horas de distância. Um carro da Volkswagen (Golf 1.4 tsi 150 cv), novo, vai custar cerca de 21 mil euros. Não é caro se você considerar o salário mínimo espanhol. Mas e a gasolina? Em Córdoba a gasolina custa em média 1,53 euros o litro. Dá pra viajar bastante!