O Instituto Cervantes informa que os exames DELE C1 e DELE C2 serão renovados a partir da primeira convocação de 2024 (em abril para o DELE C1 e em maio para o DELE C2). Na convocação de novembro de 2023, o formato atual será mantido.
O objetivo das mudanças é atualizar os exames para melhorar sua eficácia e introduzir modificações nas escalas de avaliação de acordo com as contribuições do Volume Complementar ao MCER, publicado pelo Conselho da Europa.
As alterações nos exames são mínimas, pois o número de itens e os tipos de textos a serem compreendidos e produzidos nas diferentes provas permanecem inalterados. As principais mudanças ocorrem nas escalas de avaliação das provas produtivas, principalmente para incorporar a mediação como critério de avaliação. Portanto, as provas passam a ser chamadas agora de “Prova de Expressão, Mediação e Interação Escritas” e “Prova de Expressão, Mediação e Interação Orais”.
A seguir, resumimos as mudanças fundamentais.
No DELE C1, a prova de Compreensão de Leitura permanece a mesma. Na prova de Compreensão Auditiva, a dinâmica da Tarefa 1 muda, mas a capacidade avaliada, o tipo de texto a ser compreendido e o número de itens permanecem os mesmos.
No DELE C2, a Tarefa 5 da Prova 1 passa a ter 7 itens em vez de 15, e uma nova tarefa é adicionada ao final da prova, com 8 itens.
Tanto no DELE C1 quanto no DELE C2, na prova de Expressão, Mediação e Interação Escritas, os textos a serem elaborados pelo candidato são mais especificados, e as escalas de avaliação mudam, eliminando a escala holística e incluindo uma categoria de “Cumprimento da Tarefa” com descritores de mediação.
Em ambos os exames, na prova de Expressão, Mediação e Interação Orais, as escalas de avaliação mudam, incluindo uma categoria de “Cumprimento da Tarefa” que se concentra na expressão, mediação ou interação, dependendo da tarefa.
Após a convocação de novembro de 2023, as especificações, os modelos 0 e os guias de exame da nova versão dos exames serão disponibilizados na página de Exames do Instituto Cervantes.
Os usuários dos exames podem enviar qualquer pergunta sobre a renovação do DELE C1 e DELE C2 por meio do formulário público do Centro de Atendimento ao Usuário (CAU) do Instituto Cervantes.
E PARA A NACIONALIDADE ESPANHOLA?
A prova para a nacionalidade espanhola tem, como mínimo, a exigência de nível A2, que segue inalterada. Portanto, não haverão mudanças para as provas de nacionalidade espanhola. Se você necessita de assessoramento para seu processo de dupla cidadania, entre em contato conosco, podemos te ajudar com todas as etapas, inclusive com agendamento das provas DELE e CCSE. Espanha Fácil, há 16 anos o porto seguro dos brasileiros na Espanha.