Mudar-se para outro país é uma grande decisão a se tomar, principalmente se a mudança for em família. Ao decidir morar na Espanha é necessário todo um processo de planejamento, como onde morar, como conseguir um emprego e um milhão de coisas mais que você pode vir a esbarrar no caminho. Pensando nisso, é importante lembrar que ao chegar no país você pode ter uma segurança a mais ao adquirir um seguro família.
Apesar de possuir um dos melhores sistemas públicos de saúde no mundo, convenhamos que nos últimos anos o sistema público de saúde espanhol tem decrescido em qualidade por falta de investimento do governo. Como estrangeiro no país, não é em todas as situações que se pode ter o direito de utilizar a saúde pública.
Por outro lado, o sistema privado tem alavancado a economia e trazido inovações na área da saúde para todo mundo. A Espanha exporta alta tecnologia e infraestrutura na área da saúde para diversos países, e possui uma ampla rede de hospitais privados por toda parte do território nacional.
Boa parte dos espanhóis utilizam o sistema privado junto ao público, mas poder contar com os hospitais privados e especialidades medicas diversas quando necessitar para toda a sua família é outra coisa. De serviços odontológicos à emergências ambulatoriais, já é possível contratar planos de prevenção que cobrem diversas situações.
Fazer um seguro família pode ser uma opção interessante para quem não quer ter que lidar com espera e filas quando necessitar de atendimento. Além de garantir mais segurança durante a estadia no país, e que pode ser até dez vezes mais barato do que no Brasil.
Além disso, o governo Espanhol exige a contratação de um seguro de saúde privado completo para estrangeiros que pretendam residir no país, aos quais por cerca de 50 euros não necessitam de coparticipação.