Muitos estrangeiros morando na Espanha possuem qualificação mais que suficiente para trabalhar, sem necessariamente estar vinculado a nenhuma empresa ou corporação. Seja criando o próprio negócio ou oferecendo serviços diversos, é possível obter um visto temporário de trabalho por conta própria.
Este visto é concedido para maiores de idade e permite ao trabalhador residir na Espanha por um ano, sendo possível realizar a renovação deste visto por outros 2 anos. Esta autorização inicial é feita para estrangeiros não residentes na Espanha, para que este possa exercer atividade lucrativa no país.
Para isso, o estrangeiro não pode ser cidadão de nenhum Estado da União Europeia, ou familiar de cidadãos destes países; deverá estar regular em território espanhol, não possuir antecedentes penais e possuir qualificação profissional adequada para a atividade que se pretende exercer, além de um plano de negócio que explique o tipo de empreendimento/investimento a ser feito. Por exemplo, para um odontólogo que pretenda abrir um consultório próprio na Espanha, é necessário comprovar a formação necessária – que deverá ser equivalente aos padrões espanhóis, além do plano financeiro de investimento neste consultório.
Atualmente Espanha Fácil recomenda que a disponibilidade financeira do interessado seja de um valor mínimo de 80.000 euros.
A documentação necessária deve ser preparada com antecedência e apresentada na oficina consular mais próxima. O tempo de concessão do visto pode variar, bem como as taxas.
Pode ser exigido em algum momento da tramitação uma entrevista com o solicitante, por isso é importante ter em mente que a língua espanhola em dia é uma ferramenta necessária para trabalhar por conta própria no país. Além disso, caso pretenda abrir uma empresa, esta deve ter um potencial gerador de empregos para ser estabelecida – uma das exigências do governo espanhol.
Espanha Fácil realiza a abertura de empresa na Espanha (Madri), bem como, presta assessoria para elaboração do plano de negócio como também de assessoria para visto de trabalho e residência por conta própria.