O verão e o retorno da mobilidade livre em toda a Espanha, somados ao preço do petróleo, aumentaram muito o custo de encher o tanque de um carro. Por isso, a Direção-Geral de Trânsito (DGT) divulgou 10 dicas sobre como aproveitar ao máximo a gasolina.
- Partida e saída: não há necessidade de pisar no acelerador ao dar a partida, pois isso consome combustível sem a necessidade.
- Primeira marcha: deve ser usado apenas para sair. Ou seja, 2 segundos após o início da estrada ou após os primeiros 6 metros, deve-se colocar a segunda marcha.
- Aceleração e mudanças de marcha: todas as acelerações devem ser feitas sem pisar fundo no pedal, além disso, as mudanças de marcha devem ser entre 2.000 e 2.500 rotações por minuto, nos veículos a gasolina, e entre 1.500 e 2.5000 rpm, no diesel.
- Troca de marchas: as marchas devem ser as mais longas possíveis, em baixas rotações e sem gerar riscos desnecessários na estrada.
- Velocidade de circulação: evite acelerações, freadas ou mudanças de velocidades desnecessárias.
- Desaceleração: assim como você não deve acelerar pisando fundo no pedal, frear suavemente também ajuda a economizar combustível.
- Redução de velocidade: o carro deve ser parado sem redução prévia de marcha.
- Paradas: se a parada ultrapassar 60 segundos, é aconselhável usar o freio de mão.
- Antecipação e prevenção: manter distância de segurança recomendada ajuda a evitar a reagir de forma abrupta e aumentar o consumo.
- Segurança: a direção eficiente ajuda a reduzir o consumo. Além disso, peso extra, voltas desnecessárias, engarrafamentos, mau estado dos pneus ou do próprio carro, bem como o ar-condicionado aumentam consideravelmente o consumo.
Fonte: El Economista