A Direção-Geral de Trânsito (DGT) lança uma nova campanha de comunicação com a qual pretende conscientizar a respeito da mobilidade pedonal, lembrando que as calçadas são um espaço exclusivo para caminhadas. A campanha, que vai até 7 de novembro, conta com o apoio da Federação Espanhola de Municípios e Províncias (FEMP), da “Red de Ciudades que Caminan”, do Comitê Espanhol de Representantes de Pessoas com Deficiência (CERMI) e da Confederação Espanhola de Organizações de idosos. Busca divulgar a norma de forma clara e, dessa forma, reduzir os acidentes em calçadas e pedestres.
Como complemento da comunicação, será realizada uma campanha específica de vigilância que irá controlar a circulação de viaturas de mobilidade pessoal e bicicletas, nas calçadas, com o objetivo de denunciar e reduzir esse tipo de infração grave, que pode acarretar multas de até 200 euros.
Vale lembrar que, nos veículos de mobilidade pessoal, pode viajar apenas uma pessoa. Além disso, o seu condutor está sujeito às mesmas taxas de álcool, permitidas pela Lei de Segurança Rodoviária aos restantes condutores, também estão proibidos de conduzir com a presença drogas no corpo e fazer uso de fones de ouvido, celular ou qualquer outro dispositivo enquanto dirige.
Fonte: