A Direção-Geral de Trânsito (DGT) publicou uma nova placa para indicar Zonas de Baixas Emissões (ZBE) e outras regras de acesso a veículos em áreas urbanas, mais conhecido pela sigla em inglês UVAR. O sinal informa sobre a proibição de entrada de veículo automotor, exceto para aqueles veículos que possuam a marca ambiental indicada pela autoridade local na parte inferior do sinal.
Com esta nova instrução, a DGT pretende facilitar a aplicação da Lei das Alterações Climáticas promovida pelo Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico, que entrou em vigor no dia 22 de maio. A norma estabelece que municípios com mais de 50.000 habitantes – bem como aqueles com mais de 20.000 sem cumprir requisitos para a qualidade do ar – e territórios insulares, devem estabelecer zonas de baixa emissão antes de 2023. O Ministério da Transição Ecológica e Desafio Demográfico está já trabalhando em algumas Diretrizes para o estabelecimento das ZBE que irão facilitar o seu desenvolvimento no âmbito das disposições da lei.
As ZBEs contribuem tanto para a melhoria da qualidade do ar e da saúde dos cidadãos, como para a mitigação das alterações climáticas e da poluição sonora, e representam um estímulo à eficiência energética dos transportes, promovendo a sua eletrificação.
Madri e a Área Metropolitana de Barcelona já começaram a estabelecer essas zonas de baixa emissão e outras cidades continuarão a fazê-lo. Por este motivo, e depois dos pedidos dos transportadores, bem como das autoridades locais para que haja um sinal harmonizado para todas as cidades espanholas, a DGT criou uma nova sinalização vertical, fácil de identificar e que permite aos cidadãos saber como se aproximam ou entram numa ZBE, bem como as restrições de tráfego que os afetam.
Fonte: El Economista